Nesta semana, os ônibus da viação Senhor do Bonfim não estão mais ficando ao longo da avenida Júlio Maria, no Centro de Angra, mas sim no lote 4 do aterro entre o porto e o São Bento. O local, com espaço para aproximadamente 20 ônibus, está sendo usado para que os veículos da empresa aguardem os horários de saída das linhas, o que até então vinha sendo feito na Júlio Maria, atrapalhando o trânsito do Centro e até causando congestionamento em horários de muito fluxo.
– Além de melhorar o trânsito na avenida, a medida da Prefeitura de Angra tem ainda outros dois objetivos: abrir a frente da cidade e devolvê-la à população e acabar com os furtos e avarias nos carros de passeio que ficavam estacionados no lote 4. O local era frequentado por usuários de drogas, que costumavam cobrar pelo estacionamento, e alguns motoristas, por se sentirem intimidados, muitas vezes pagavam a essas pessoas – disse o superintendente de Trânsito, Marcos Silva.
O lote 4 tem capacidade para 120 a 150 carros e a partir desta semana estará abrigando até 20 ônibus, de acordo com o superintendente. Segundo ele, apesar de o local ter sido fechado para os carros de passeio, outras vagas para eles foram abertas com a medida.
– Nos pontos da Júlio Maria, onde os ônibus ficavam para aguardar a hora de saída das linhas, foram abertas aproximadamente 80 vagas, e, no lote 8, em frente ao convento do Carmo e à delegacia, mais aproximadamente 100 vagas estão sendo liberadas, já que alguns ônibus da Bonfim não vão mais precisar utilizar aquele espaço – explica Marcos Silva.
O superintendente destaca que os ônibus não ficarão estacionados no lote 4, mas sim aguardando seus horários de saída, o que já era feito na avenida Júlio Maria, mas com muito mais ônus para o ordenamento urbano.
– Estamos acompanhando a movimentação de ônibus no lote 4 para ver se é possível dividir o espaço entre os ônibus e alguns carros de passeio e de que forma isso pode ser feito – afirma Marcos Silva, que ressalta que a medida é provisória e irá perdurar até a Prefeitura de Angra definir o local onde será construído o terminal rodoviário municipal, se no lote 4 ou lote 8. Já há projetos para as duas opções.
Para as novas vagas de carros, situadas ao longo da Júlio Maria, nos pontos onde os ônibus ficavam parados, a Superintendência de Transportes e Trânsito fará nova sinalização horizontal (pintura no asfalto) e vertical (placas) e está aguardando a chegada do material, o que deve ocorrer logo após o Carnaval.
Quanto ao embarque e desembarque de passageiros, os pontos de embarque continuam ao longo da Júlio Maria, mas o desembarque (ponto final) passa a ser feito somente próximo ao Bradesco, em frente ao posto de gasolina, no início da avenida. Os ônibus que saem do Largo da Lapa, ao lado da agência dos Correios, terão o desembarque no mesmo local, e as linhas que trafegam pela rua Prefeito João Gregório Galindo, antiga Angra-Getulândia, passarão a ter seus pontos finais no Largo da Lapa, lado direito de quem chega, ou seja, na antiga rodoviária.
ESTACIONAMENTO ROTATIVO
A Superintendência de Trânsito ressalta ainda que a prefeitura pretende implantar o estacionamento rotativo no Centro de Angra. O projeto está aguardando o parecer do Tribunal de Contas do Estado para que possa ser aberta licitação.
– O que vai resolver a questão das vagas de estacionamento no Centro de Angra é a implantação do estacionamento rotativo, que vai educar o usuário, cobrando daqueles que já se acostumaram a tirar seus carros de suas garagens e colocá-los em área pública durante o dia inteiro. O espaço público tem que ser compartilhado por todos. Não pode ser exclusividade de alguns – avalia o superintendente.