Prefeitura recolhe lixo durante greve da Limppar

Pedido é para que moradores evitem o descarte do lixo enquanto coleta não é normalizada

Terça-Feira, 14/02/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

Apesar do impasse na coleta de lixo, provocado pelas paralisações dos funcionários da Limppar, a Prefeitura de Angra tem somado esforços em operações emergenciais de coleta nos bairros do município. A empresa terceirizada, responsável pela coleta do lixo doméstico e hospitalar de Angra, parou na quarta e quinta-feira, dias 8 e 9, e voltou a parar a partir desta segunda-feira, 13. O governo municipal já notificou a empresa e está se empenhando para solucionar o problema. Os trabalhadores da Limppar reclamam da empresa alegando descumprimento de direitos trabalhistas.

Na Ilha Grande, a coleta não parou. Nesta terça-feira, dia 14, funcionários da Limppar que não aderiram à greve, da Matos Teixeira e da prefeitura trabalharam na retirada do lixo. Dois barcos disponibilizados pela prefeitura estão atuando no transporte do lixo da Ilha Grande para o Centro de Angra. Do Centro ele é levado para o aterro do Ariró. Na primeira viagem de um dos barcos, foram transportadas cerca de 30 toneladas de resíduos.

A Monsuaba foi atendida pela força-tarefa da prefeitura. A Regional do bairro, com o apoio de funcionários da empresa Matos Teixeira, coordenou nesta terça a limpeza em alguns locais de sua área de abrangência, dentre eles o Promorar, Morro do Vai quem Quer e a rua Guedes. A equipe foi formada por sete pessoas e contou com uma escavadeira e um caminhão para o transporte do lixo. Até esta quarta, dia 15, a equipe pretende concluir todo o bairro da Monsuaba e também passar pelo corredor da Ponta Leste.

A Prefeitura de Angra solicita aos moradores que evitem o descarte do lixo, retendo-o em suas residências, quando possível e enquanto a coleta não volta a ser regularizada. Isso evita maiores danos de ordem pública, como o acúmulo de lixo nas ruas e a consequente proliferação de vetores, dentre outros problemas. A prefeitura, por meio de sua Secretaria Executiva de Serviço Público, continua com sua força-tarefa, recolhendo o lixo nos bairros.