Angra pede consciência ambiental

Alta temporada aumenta problemas como descarte de resíduos e camping irregular

Quarta-Feira, 01/02/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria-Executiva de Meio Ambiente, está atenta na fiscalização das praias do município, principalmente neste período de alta temporada, quando a procura por elas aumenta. O preparo de alimentos, principalmente o churrasco, e o descarte irregular de resíduos são as principais infrações cometidas. As equipes de fiscalização, que atuam tanto nas praias do continente quanto na Ilha Grande, pedem que turistas e moradores tenham consciência ambiental.

– Queremos conscientizar os usuários das praias a levarem de volta com eles os seus próprios resíduos. A praia mais limpa não é a mais varrida, mas a que menos se suja – afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Reis.

Os responsáveis pelas infrações podem ter seus alimentos e materiais apreendidos, ser qualificados e autuados. Em caso de reincidência, eles respondem por crime ambiental. O secretário destaca ainda que a prefeitura pretende elaborar campanhas educativas voltadas para as praias, com o uso de placas que reforçam a conscientização ambiental e destacam a legislação municipal que coíbe o preparo de alimentos e descarte de resíduos nos locais.

Outro problema é o camping irregular. Somente é permitido acampar em áreas de camping legalizadas para essa finalidade. Mário destaca que o camping selvagem é uma atividade proibida não somente em Angra, mas no Brasil.

– Recentemente encontramos, para minha surpresa, um camping irregular na Praia Grande. E estava sendo feito não por turistas, mas por moradores de Angra, gente que sabe que a atividade é proibida – disse o secretário.

Mário destaca que há ainda uma outra situação, a de áreas que não estão regularizadas para a prática do camping e que, mesmo assim, recebem campistas. Nestes casos, os responsáveis pela área de camping é que recebem a punição.

Para mais informações sobre legislação ambiental e o uso consciente das praias de Angra, o telefone da Secretaria-Executiva de Meio Ambiente é 3368-6418.