Prefeitura se reúne com Enel, antiga Ampla

Apagões dos últimos dias em algumas comunidades, demora no restabelecimento e oscilações da energia, foram temas do encontro

Quarta-Feira, 18/01/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

A Prefeitura de Angra convocou a Enel, antiga Ampla, para uma reunião a fim de obter explicações sobre os sérios problemas de fornecimento de energia elétrica que algumas localidades da cidade vêm atravessando, com apagões, demora no restabelecimento e oscilações do sistema. O encontro aconteceu na última terça-feira, 17, no Salão Nobre, no Palácio Raul Pompéia, Centro.
Participaram do encontro o prefeito Fernando Jordão; o vice Manoel Parente; o secretário de Governo e Relações Institucionais, Marcus Venissius Barbosa; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Alexandre Giovanetti Lima; o superintendente de Serviço Público, Beto Casimiro; Ernani Fonseca, engenheiro diretor de Iluminação Pública; e Leandro Lima, coordenador técnico da Estrada do Contorno. A concessionária foi representada por Claudia Guimarães, Relações Institucionais da Enel.
Segundo Giovanetti, a prefeitura convocou essa reunião, buscando estreitar uma relação mais contundente com a Enel, o que poderá facilitar muito a convivência, buscando acelerar as soluções dos problemas de abastecimento e interrupção de energia elétrica que o município vem atravessando. Além da cobrança, emergencialmente, das soluções de casos que têm sido mais cotidianos e crônicos na interrupção do sistema e apagões em algumas comunidades, como no exemplo mais recente da Estrada do Contorno, cujos moradores, pousadeiros e turistas vêm sofrendo com as constantes falta de energia, tendo prejuízos com o fornecimento de luz de péssima qualidade.
- A prefeitura marcou essa reunião com os representantes da Enel, em função de vários entraves que Angra vem tendo, não só de problemas técnicos da própria empresa, como também em impedimentos de licenças ambientais, que precisamos estar juntos, enquanto poder público, para tentar saná-los. Na reunião, a representante da Enel nos informou que a empresa tem 1.600 pedidos de ligações pendentes por falta de licenciamento ambiental, e esse é um dos tópicos emergenciais que temos que resolver, disse Giovanetti.
Outro ponto cobrado pela prefeitura à Enel foi uma solução da concessionária quanto aos graves problemas de interrupção de abastecimento de energia e apagões constantes que vêm ocorrendo na Estrada do Contorno e segundo a concessionária, a empresa está com muitas dificuldades sobre a poda de árvores naquela região, que é principal causador nas falhas no sistema, e esse trabalho tem sido prejudicado devido às questões ambientais. O secretário disse ainda, que foi formado um grupo de trabalho com representantes do poder público e da concessionária, para que essas questões burocráticas de liberação das licenças ambientais possam ser resolvidas o mais rápido possível, e o serviço de ampliação e solução dos problemas técnicos sejam solucionados.
Segunda Claudia Guimarães, representante da Enel, os investimentos que a empresa tem feito em Angra, tem sido de grande porte, como recentemente na instalação de 6 km de cabo submarino enterrados a um metro e meio de profundidade do fundo do mar, que beneficiará bastante a Ilha Grande, e vai acabar com os problemas de embarcações que acabam danificando os cabos, quando eles estavam colocados sem a atual fundura. Ela frisou também sobre os investimentos em subestações e novas tecnologias na rede.
- A reclamação recente sobre apagões, especificamente ocorridos em duas comunidades, na região da Estrada do Contorno e nos bairros do Bracuí e Caputera, onde a primeira foi devido a queda de uma grande árvore, provocado pelo mau tempo, e caiu sobre a rede e que danificou bastante o fornecimento de energia elétrica. Tal serviço de recuperação dependeu para a solução do problema, da participação de muita gente, de uma equipe formada com profissionais da Defesa Civil para a retirada da árvore, e demandou mais tempo para que conseguíssemos restabelecer a energia. Já nas outras duas comunidades, o problema foi do impedimento da equipe da Enel entrar nos bairros, devido ao tráfico local, onde não conseguimos entrar nas comunidades à noite, e só conseguimos restabelecer o fornecimento de energia na parte da manhã do outro dia, disse Claudia Guimarães.
Segundo a representante da Enel, a empresa tem trabalhado muito para melhorar os novos serviços e os atendimentos de emergência, que neste período de verão, com as novas demandas, aumenta em quase sete vezes o volume de solicitações. “Quero deixar registrado os nossos canais de atendimento a população, e além do 0800 já conhecido dos clientes que vem na conta, temos também o sms, facebook e twitter, e que são ferramentas de comunicação muito fáceis e rápidas de entrar em contato. Nós vamos trabalhar muito em parceria com a prefeitura para melhorar os serviços e dar mais qualidade no nosso atendimento aos moradores“, concluiu Claudia.