Ações na área digital em Angra são destaque em evento do BID

Meta da prefeitura é digitalizar 17,5 milhões de papéis de todo o governo municipal até junho de 2024

Quinta-Feira, 31/08/2023 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

A experiência bem-sucedida da transformação digital de Angra dos Reis foi destaque no seminário promovido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No evento, o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta, apresentou os projetos de modernização promovidos pelo governo angrense, como a digitalização de 17,5 milhões de papéis da prefeitura até junho de 2024.


– O prefeito Fernando Jordão e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, têm trabalhado muito pela transformação digital, por essa modernização de Angra. Nosso objetivo é uma política de papel zero. Estamos implantando sistemas para poder parar de gerar o papel e transformar o ambiente todo da prefeitura digital. Hoje, já digitalizamos 5 milhões de papéis - disse o secretário, que participou nesta quarta-feira (dia 30) do seminário intitulado Oficina de Autodiagnóstico dos Municípios para Transformação Digital, no Centro do Rio.


Na palestra, Pimenta deu um panorama geral de todos os sistemas digitais da cidade e como eles ficarão interligados aos sistemas estadual e federal. Aos gestores dos outros 91 municípios do Estado do Rio de Janeiro, ele explicou como funcionam os cerca de 20 sistemas digitais desenvolvidos por Angra para modernizar a cidade. Além da digitalização de papéis, a prefeitura de Angra também investiu em sistemas como o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), o SIARM (Sistema de Arrecadação Tributária), SADC (Sistema e Aplicativo da Defesa Civil), SAGOP (Sistema e Aplicativo de Obras Públicas), entre outros.


– Todas as políticas públicas de Angra dos Reis estão sendo digitalizadas. Temos um grande mapa da cidade com diversas informações, com os sistemas de Saúde, Educação, Assistência Social, entre outros. Estamos criando vários sistemas que se comunicam, que se falam. Isso serve para o município gerenciar e melhorar sua tomada de decisão a partir das informações organizadas – explicou Pimenta.


Segundo ele, outros municípios do país e do Estado do Rio de Janeiro estão fazendo a transformação digital. Mas poucos, observou o secretário, está promovendo a transformação de todos os sistemas de forma interligada e se comunicando entre si, como é o caso de Angra.


– Muitos municípios têm feito parte do processo de transformação digital. Mas poucos têm feito a digitalização e modernização como um todo da administração pública. Todas as políticas públicas de Angra estão sendo digitalizadas – afirmou o secretário. A ideia é que toda a transformação digital de Angra dos Reis esteja concluída até o final de 2024.