A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promove diversas iniciativas para aproximar os setores produtivos e a classe trabalhadora. Depois do sucesso da segunda edição da Feira de Emprego para Pessoas com Deficiência (PCD), realizada na primeira semana de julho, agora é a vez da primeira Feira de Emprego para Jovem Aprendiz. O evento será realizado na segunda-feira, dia 17, das 9h às 16h, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara.
Até o momento estão confirmadas oito empresas e mais de 100 oportunidades. De acordo com a legislação (Lei 10.097/2000), o jovem aprendiz deve ter entre 14 e 24 anos (exceto para pessoas com deficiência, pois aí não há limite máximo de idade).
Conseguir o primeiro emprego é um dos maiores desafios das pessoas jovens no mercado de trabalho hoje. Obter emprego sem uma experiência profissional ou qualificação em uma área específica é uma das maiores dificuldades para essa população. A feira é uma iniciativa que tem como objetivo ajudar a solucionar esse problema e auxiliar a juventude angrense a conseguir oportunidade, obter renda e adquirir experiência profissional.
A lei estabelece que empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens como aprendizes. A porcentagem de aprendizes dentro das organizações varia entre 5% e 15%.
– Com mais essa iniciativa, ao mesmo tempo em que colaboramos para o início da carreira de muitos jovens, também facilitamos que as empresas cumpram a lei contratando jovens aprendizes – destaca Felipe Voto, superintendente municipal de Desenvolvimento Econômico.
Não é preciso inscrição prévia. Os interessados devem levar à Feira de Emprego para Jovem Aprendiz seus documentos de identidade e CPF. Também é recomendável levar currículo e estar com seus contatos atualizados.