A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou na quinta-feira, dia 6, a segunda edição da Feira de Emprego para Pessoas com Deficiência (PCD). Assim como em sua primeira edição, em 2022, o evento teve grande êxito, reunindo no Centro de Estudos Ambientais (CEA) centenas de pessoas em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho e inúmeras empresas de destaque, como Unimed, Matos Teixeira, Coca-Cola, Rede Market, DOM Atacadista etc.
– A legislação diz que todas as empresas têm que ter um determinado número de pessoas com deficiência em seus quadros. O que a Prefeitura de Angra está fazendo é aproximar quem está à procura de emprego e quem contrata. Assim podemos contribuir para que as empresas conheçam essas pessoas e possam selecioná-las, cumprindo a legislação. As pessoas com deficiência, de fato e de direito, têm muito a contribuir para o mercado de trabalho e a sociedade – destacou Aurélio Marques, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
Foram mais de 100 oportunidades de emprego e estágio disponibilizadas na feira. Um dos profissionais que participaram desta edição em busca de uma oportunidade foi Felipe Azevedo, analista de logística.
– É muito importante esse apoio do governo, pois as pessoas com deficiência têm muita dificuldade de conseguir trabalho e muitas dificuldades financeiras. Esta ação da prefeitura é fundamental para nós – destacou.
A equipe da secretaria orientou sobre a confecção de currículos, conversou com os profissionais sobre capacitação e mercado de trabalho e apresentou ações da Prefeitura, como o projeto Cidade Inclusiva e a plataforma Banco de Talentos. Esta última, uma interface entre candidatos a empregos e empresas que procuram funcionários, aproximando trabalhadores e empregadores do município (bancodetalentos.angra.rj.gov.br). Os representantes das empresas também foram bastante atenciosos com os profissionais, apresentaram projetos e deram orientações.
– Nós buscamos talentos diversos em todas as nossas áreas. Inclusão e diversidade são pilares muito importantes para nós. E estamos aqui justamente para convidar essas pessoas a fazerem parte da nossa empresa– disse Aila dos Santos, coordenadora de RH da Coca-Cola e uma das recrutadoras responsáveis pela seleção de currículos.