Prefeitura realiza encontro de orientação profissional

POP, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é destinado a jovens e reuniu alunos do Colégio Honório Lima. Próximo encontro será dia 30

Segunda-Feira, 20/03/2023 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Angra dos Reis recebeu na última sexta-feira, dia 17, alunos do Colégio Estadual Honório Lima, do Balneário, para a primeira edição do POP – Projeto de Orientação Profissional. O encontro foi durante a manhã, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. O objetivo do projeto é apresentar aos jovens um panorama do mercado de trabalho em Angra e na região, com foco em empreendedorismo, inovação, tecnologia e transformação digital, proporcionando a eles informações importantes para ajudá-los em suas escolhas profissionais.

Durante o encontro, que reuniu alunos e alguns professores, foram abordados assuntos como startups, ecossistemas de inovação, tecnologia da informação, inteligência artificial, dentre outros temas que têm sido recorrentes nas rápidas transformações pelas quais passa o mundo do trabalho, incluindo as atividades econômicas de Angra e região.

– Independentemente de qual profissão vocês queiram seguir, é conveniente e interessante que entendam de tecnologia, por conta da transformação digital que vem ocorrendo nas mais diversas áreas. E vocês, que são nativos digitais, têm todas as condições de trabalhar com essas novas tecnologias – disse aos alunos o diretor de Projetos, Pesquisa e Inovação da Prefeitura, Samuel Teodoro Ferreira, durante sua apresentação.

Um ponto bastante reforçado foi a importância de se conhecer bem as matrizes econômicas do município para identificar onde estão as melhores oportunidades de trabalho atualmente e para os próximos anos. A equipe destacou que apesar do senso comum de que a principal atividade econômica de Angra é o turismo, a maior arrecadação do município vem dos royalties, gerados pela cadeia produtiva do petróleo.

Foram apresentados os principais indutores de desenvolvimento e matrizes econômicas do município, como o setor de energia (nuclear, petróleo e gás), a economia do mar (atividades ligadas à área náutica, construção naval, pesca e aquicultura etc), turismo, cidades inteligentes, gastronomia, cultura, dentre outros setores. Também foram abordados alguns dos principais grandes empreendimentos que estão sendo iniciados, como a usina nuclear Angra 3 e as obras da CCR na rodovia Rio-Santos.

Outros pontos bastante abordados foram a necessidade de capacitação e as possibilidades de formação, em diversos níveis, disponíveis em Angra dos Reis atualmente. Unidades de ensino como Cefet, Cecierj/Cederj, UFF, Senac, Faetec, Estácio e Firjan foram apresentadas, juntamente com seus respectivos cursos.

Além das unidades de ensino, a equipe falou sobre a Escola de Talentos e o Banco de Talentos, iniciativas da própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Angra. O projeto Escola de Talentos disponibiliza cursos gratuitos com o objetivo de aprimorar conhecimentos profissionais conforme as demandas do mercado de trabalho da região. Já o Banco de Talentos é uma plataforma de interface entre candidatos a empregos e empresas que procuram funcionários, aproximando trabalhadores e empregadores do município (bancodetalentos.angra.rj.gov.br).

O papel da economia para o município, modelos de governança e a importância da parceria entre governo, empresas, universidades, organizações e empreendedores foram mais alguns dos assuntos debatidos. Um novo encontro do POP está marcado para o próximo dia 30 (quinta-feira), também no CEA, novamente com alunos do Colégio Honório Lima, às 13h30. A ideia é abranger outras escolas, públicas e particulares. Quaisquer escolas de nível médio que queiram participar do projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo telefone 3377-4507 para agendar uma data.

– Sabemos que os jovens de hoje enfrentam inúmeros desafios e incertezas em relação ao seu futuro profissional. Nosso projeto tem como objetivo oferecer a esses alunos as ferramentas e conhecimentos necessários para se destacarem em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante evolução. Queremos expandir o projeto e sabemos que cada grupo de jovens vêm de uma realidade diferente, mas todos vão ajudar a construir o futuro da cidade. Por isso devemos levar informação e formação para todos – resumiu Felipe Voto, superintendente de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.