Mais 80 alunos formados pela Escola de Talentos

Profissionais foram certificados em cerimônia no CEA. Novos cursos e turmas devem ser anunciados no próximo mês

Terça-Feira, 14/02/2023 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

Mais uma turma de alunos do projeto Escola de Talentos concluiu sua formação. A cerimônia de formatura foi realizada na segunda-feira, dia 13, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na qual cerca de 80 alunos foram certificados nos cursos de Montador de Andaime, Técnicas de Execução em Lixamento e Esmerilhação, Programador de Web, Logística e Jardinagem, iniciados no ano passado.

Desde que foi criado, no início de 2022, o projeto Escola de Talentos, gestado e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Angra, já formou em torno de 900 profissionais, contribuindo para a qualificação da mão de obra voltada para o mercado de trabalho do município de Angra dos Reis. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Aurélio Marques, participou da formatura, cumprimentou e parabenizou os profissionais certificados e falou sobre o projeto.

– Para selecionar quais os cursos são oferecidos pela Escola de Talentos, fazemos uma pesquisa de mercado para levantar quais áreas da nossa economia estão mais aquecidas e com maior carência de profissionais. Portanto, os cursos são oferecidos sempre de acordo com as possibilidades reais de empregabilidade. A partir dos nossos levantamentos, a Prefeitura fecha parceria com instituições renomadas e com experiência em ministrar cursos de formação, como o Senai e o Senac, por exemplo. E tudo é oferecido gratuitamente. Os alunos não têm custo algum – ressaltou Aurélio Marques.

Dentre seus objetivos, a Escola de Talentos visa contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, fomentar a geração de renda e fortalecer a economia local. Com base em alguns grandes empreendimentos que estão em curso no município – como Angra 3, duplicação da Rio-Santos pela CCR, ampliação e modernização do aeroporto – novos cursos e turmas da Escola de Talentos estão sendo planejados ainda para este primeiro semestre de 2023. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, novas turmas devem ser anunciadas em março.

O superintendente de Desenvolvimento Econômico, Felipe Voto, ressalta que a formação nos cursos da Escola de Talentos não é uma garantia de contratação pelas empresas responsáveis pelos empreendimentos, mas as chances do profissional qualificado são sempre maiores, e os formandos pela Escola de Talentos vêm tendo bom aproveitamento no mercado local.

– A ideia do projeto surgiu a partir de outra iniciativa da Prefeitura, o Banco de Talentos, site lançado em 2019 para aproximar trabalhadores e empregadores. O Banco de Talentos chegou a mais de 20 mil cadastros, mas constatamos que muitas pessoas cadastradas não tinham qualificação profissional. Essa carência de qualificação nos levou a criar a Escola de Talentos – relembra o superintendente.