Na próxima segunda-feira, dia 13, às 17h, será realizada mais uma cerimônia de formatura de alunos dos cursos da Escola de Talentos, no Centro de Estudos Ambientais (CEA). Cerca de 80 alunos serão certificados, dos cursos de Montador de Andaime, Técnicas de Execução em Lixamento e Esmerilhação, Programador de Web, Logística e Jardinagem, iniciados no ano passado.
O projeto Escola de Talentos é uma iniciativa da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é incentivar a capacitação profissional no município, gerando mão de obra qualificada e voltada para as principais necessidades do mercado de trabalho local. Assim, a Escola de Talentos contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas, fomentar a geração de renda e fortalecer a economia local. Iniciado no ano passado, em cerca de um ano o projeto já qualificou em torno de 900 pessoas.
– A ideia do projeto surgiu a partir de uma outra iniciativa da Prefeitura, o Banco de Talentos, site lançado em 2019 para aproximar trabalhadores e empregadores. O Banco de Talentos chegou a mais de 20 mil cadastros, mas constatamos que muitas pessoas cadastradas não tinham qualificação profissional. Essa carência de qualificação nos levou a criar a Escola de Talentos – explica o superintendente de Desenvolvimento Econômico, Felipe Voto. – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico faz uma pesquisa de mercado para mapear quais são os profissionais mais requisitados e as principais demandas do mercado. A partir daí fechamos as parcerias e montamos os cursos – completa.
Com base em alguns grandes empreendimentos que estão em curso no município – como Angra 3, duplicação da Rio-Santos pela CCR, ampliação e modernização do aeroporto – novos cursos e turmas da Escola de Talentos estão sendo planejados ainda para este primeiro semestre de 2023.
– Cabe ressaltar que a formatura nos cursos da Escola de Talentos não é uma garantia de contratação pelas empresas responsáveis pelos empreendimentos, mas as chances do profissional qualificado são sempre maiores, e os formandos pela Escola de Talentos vêm tendo bom aproveitamento no mercado local – destaca Felipe Voto.