Mais 120 moradores de Angra dos Reis receberam qualificação para o mercado de trabalho de forma gratuita por meio dos cursos oferecidos pelo projeto Escola de Talentos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os diplomas foram entregues na tarde da última terça-feira, 22, em cerimônia realizada no Centro de Estudos Ambientais (CEA).
Com cursos voltados a diversos setores, como saúde, beleza, turismo, tecnologia e inovação, que duram de quatro horas a seis meses, dependendo da área escolhida, toda a população, independente da escolaridade, tem a chance de se inscrever numa qualificação com a qualidade Senac/Firjan.
– O curso de pintor predial e residencial foi muito positivo para mim. Indico para todos que queiram fazer, porque foi excelente. Antes, eu era vendedor ambulantes de pão, e agora, tenho a minha própria empresa, oferecendo serviços com qualidade e bom atendimento. Essa foi uma porta imensa que a Secretaria de Desenvolvimento e o Senai abriram para mim – declara o pintor Márcio da Cruz, de 50 anos, morador do Santo Antônio.
A Escola de Talentos é um projeto que tem por objetivo qualificar a população para o mercado de trabalho. A partir de pesquisas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, são descobertas as demandas e posteriormente cursos nessas áreas são ofertados gratuitamente com a chancela de instituições como Senac e Senai, para que as vagas de emprego em Angra sejam preenchidas preferencialmente pelos angrenses.
– Já existem processos encaminhados para novas vagas a partir do primeiro semestre de 2023. As inscrições geralmente são presenciais no CEA, e as informações são divulgadas nas redes da Prefeitura de Angra – explica o superintendente de Desenvolvimento Econômico, Felipe Voto, que participou da cerimônia junto com outras autoridades, formandos e familiares.