Presidente do Brasfels vem pela primeira vez à prefeitura

Entre os assuntos discutidos está, a contratação de mão de obra da cidade e a um plano de saúde que tenha um hospital particular na cidade

Quarta-Feira, 25/01/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

O prefeito Fernando Jordão recebeu ontem (24) a visita do presidente do Estaleiro BrasFELS, Marlin Khiew, em seu gabinete na Prefeitura, na sede do Executivo. O encontro informal e de cortesia foi solicitado pelo secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello, que tem procurado os empresários da cidade na busca de apoios para o desenvolvimento da economia do município.
Khiew estava acompanhado do gerente de Relações Industriais e Segurança Patrimonial, Pedro Pereira e do diretor de Operações, Luiz Caetano. Eles expuseram a atual situação da empresa, que está sem nenhuma nova encomenda em vista. Caso a situação continue no “pé” em que está, há riscos de novas demissões.
O prefeito demonstrou preocupação e se comprometeu a procurar os prefeitos de Niterói e do Rio de Janeiro, cidades que têm estaleiros, para, juntos, irem à Agência Nacional de Petróleo (ANP) tentar sensibilizar as autoridades para não mudar as regras do conteúdo nacional, que diminuem as chances de produção naval no país.
O prefeito também mostrou preocupação sobre a revogação da isenção do ICMS para os estaleiros do Estado, o que aumenta cerca de 20% o custo da construção naval e poderá fazer com que o Estado perca as concorrências para outras localidades brasileiras que têm isenção, com o Espírito Santo, por exemplo. Fernando Jordão, que manteve a isenção para o BrasFELS em nível municipal, se comprometeu a se reunir já na próxima segunda-feira com o governador, Luiz Fernando Pezão, para pedir o recuo da decisão e colaborar com a indústria naval no Estado.
Pensando mais em Angra dos Reis, Jordão voltou a falar com a diretoria do BrasFELS sobre a importância de aproveitar a mão de obra local em suas instalações, priorizando a contratação de pessoas que moram na cidade e oferecendo qualificação profissional para dar oportunidade ao morador de se especializar, evitando a importação de profissionais. Jordão também pediu apoio para a realização de algumas obras na cidade, como a reforma do Grêmio Desportivo Verolme – GDV e também para troca de plano de saúde dos metalúrgicos para um que tenha um hospital particular no município. O presidente do Estaleiro se comprometeu a estudar essas questões.