Angra dos Reis comemora hoje (6), 515 anos de descobrimento e as festividades de comemoração, começaram ontem, com atividades esportivas, apresentação de projetos e metas de serviços pela TurisAngra e o tradicional corte de bolo, à meia noite, no saguão da sede da prefeitura. A Praça Nilo Peçanha, em frente o prédio do Executivo, ficou lotada de pessoas que foram prestigiar o evento e tentar a sorte de encontrar a moeda e a aliança, escondidos no bolo e que, de acordo com a cultura da Folia de Reis, quem os encontrar ficará rico e achará um grande amor, respectivamente. A aliança, que foi doada pelo jornal A Cidade, representado pela empresária Danielle Afif, foi encontrada pelo vereador Marco Antônio Santo Antônio, que, ao lado da noiva, Gabrielle Vilela, se divertiram a valer.
O prefeito recebeu amigos empresários, políticos, os vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal, vereador José Augusto, entre outros e o corte da primeira fatia do bolo foi feito ao lado da primeira dama, Célia Jordão, que também é secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e das filhas gêmeas, Gabriela e Maria Fernanda, que se divertiram valer com a festa.
Para a festividade, servidores públicos tiveram que se desdobrar para limpar, desobstruir e deixar a sede da Prefeitura mais leve e sem o aspecto de abandono em que se encontrava. No saguão, um bolo enorme, decorado com motivos festivos, reunia à sua volta, trabalhadores, vereadores e outras autoridades locais e estaduais, que aguardavam ansiosos a abertura das portas para receber a população e cantar parabéns para Angra.
Do lado de fora, a população era entretida com uma belíssima apresentação do Coral da Cidade e da Banda do Colégio Naval, que executou, além dos hinos nacional e da cidade, canções clássicas brasileiras e internacionais. E por fim, o grupo de Folia de Reis Codrato, que também se apresentou até à meia noite, quando, como manda a tradição, a equipe bateu à porta da Prefeitura, que foi aberta pela autoridade maior do município, o prefeito Fernando Jordão.
Mas a programação começou mais cedo, por volta das 20h, com a corrida dos Santos Reis, que teve sua largada no Bairro Bonfim, com os atletas percorrendo o centro, indo até o trevo de entrada da cidade, com chegada na Praça Nilo Peçanha. Hoje, aconteceu o café da manhã na Praça 6 de Janeiro, com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e de Angra, que é uma velha tradição da cidade e um café comunitário, que foi servido no saguão da escola municipal do bairro. As atividades se encerraram com uma missa na Igreja Matriz.
Angra comemora 515 anos
Coral da Cidade, Banda do Colégio Naval e a Folia de Reis do Codrato abrilhantaram o momento