A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) fez uma ação de fiscalização e orientação aos prestadores de serviços no Cais de Santa Luzia na quarta-feira, dia 4. O presidente da autarquia, Carlos Henrique Souza, caminhou com a equipe, vistoriou os restaurantes e reuniu-se com alguns funcionários de agências de turismo.
- Vamos ordenar todos os serviços relacionados ao turismo na cidade. Por exemplo, verificar e, se for preciso, renovar o cadastro das embarcações que utilizam o cais, porque algumas até prejudicam a estrutura, durante a atracação - disse o presidente. Também será expedido, em breve, um decreto sobre o setor.
Reunido com alguns funcionários das agências de turismo náutico, Carlos Henrique afirmou que não será mais permitido o “laçamento” de turistas e visitantes e que há grande número de reclamações dos clientes por conta disso. Ele afirmou que todos os serviços serão fiscalizados e normatizados, porque “as empresas de turismo náutico existem para que a captação de clientes seja feita de modo correto e obedecendo à legislação”. O banheiro público subterrâneo, atualmente interditado por total falta de condições para uso, será reformado por meio de uma parceria com a Eletrobras Eletronuclear, segundo o presidente da TurisAngra. Ele informou que técnicos da empresa federal farão uma inspeção no local.
Durante o trabalho da equipe da TurisAngra, foram encontrados dois moradores da Japuíba que, voluntariamente, estavam fazendo reparos nos pregos e suportes de madeira do cais de Santa Luzia. Júlio Pereira e Paulo César Gama levaram suas próprias ferramentas e trabalharam em toda a extensão do cais.