Exposição Tekoa Sapukai vai para o Rio de Janeiro

Visita técnica da equipe da Secretaria de Estado de Cultura formalizou o convite

Terça-Feira, 14/05/2024 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

A exposição indígena “Tekoa Sapukai – Nossas Raízes”, aberta à visitação no 2º piso da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, no Centro, desde março, foi convidada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa para uma temporada no Rio de Janeiro.

A beleza das peças confeccionadas pelas mulheres da aldeia Sapukai, no Bracuí, chamou a atenção da titular da pasta no Estado, Danielle Barros, e a mostra foi convidada para ser apresentada no salão de exposição da Biblioteca Parque Estadual, em outubro deste ano, no término da temporada em Angra.

Nesta terça-feira (14), uma equipe técnica da Secretaria de Estado, liderada pela superintendente de Artes, Cristina de Pádua Cattan, visitou a exposição e formalizou o convite ao secretário de Cultura e Patrimônio, Bruno Marques, que a acompanhou na visita.

- Esta exposição está lindíssima e será um prazer receber essa mostra no espaço cultural da Biblioteca Parque, que fica na sede da nossa Secretaria de Estado. Toda a beleza dessas peças, as fotos das indígenas, essa cestaria maravilhosa merece ser conhecida por outras pessoas, e nosso objetivo é dar essa visibilidade a esse trabalho artesanal tão bonito e cheio da cultura dos indígenas. Futuramente pretendemos levá-la também para outros espaços culturais no interior do Estado - declarou a superintendente.

O secretário de Cultura e Patrimônio, Bruno Marques, ressaltou a importância desse intercâmbio cultural e a parceria da Secretaria de Estado de Cultura com o município.

- Foi uma alegria receber este convite e é uma honra para nossa gestão levar a cultura da nossa aldeia guarani para o Rio de Janeiro através desta exposição. A mostra já é um sucesso de visitação em Angra, e tenho certeza que essa temporada, nesse espaço da Biblioteca Parque, que é maravilhoso, vai alcançar milhares de visitantes e turistas que visitam o Rio de Janeiro e levar a cultura e o artesanato das mulheres da aldeia para o mundo. Ficamos muito felizes com este convite - ressaltou.

Na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h. A entrada é gratuita.