Centenas de fiéis devotos de São José, a maioria trabalhadores do estaleiro BrasFels, moradores da região de Jacuecanga e arredores, lotaram a igreja do Village para celebrar o dia de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores.
As celebrações começaram em 22 de abril, com uma novena. Na última quarta-feira, 1º de maio, o ponto alto da festa aconteceu com uma procissão, uma missa solene e a tradicional bênção das carteiras de trabalho.
Animados pela banda Jardim Sarmento, os católicos se reuniram às 17h para a procissão, que percorreu as ruas do Village com os andores das imagens de Jesus Menino, Nossa Senhora de Lourdes e São José, acompanhados pela Irmandade de São Benedito, Santa Dulce dos Pobres, Apostolado da Oração, Movimentos Marianos e suas respectivas bandeiras.
Após a procissão, o pároco Padre Gilberto Stanisce celebrou a missa solene. No final, houve a bênção das carteiras de trabalho apresentadas por trabalhadores e desempregados. Foi um momento de muita emoção para aqueles que foram agradecer pelas graças alcançadas e de esperança para os trabalhadores em busca de oportunidades no mercado de trabalho.
Ao final da celebração, o Padre Gilberto agradeceu o trabalho de todos os fiéis envolvidos na festa e à Prefeitura de Angra, que apoia o evento há vários anos.
- Quero agradecer a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso desta festa. É um trabalho árduo, que exige dedicação ao longo de todo o ano. Também agradecemos à Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, que sempre colaborou com a festa de São José e garantiu o apoio dos próximos governos, incluindo-a no calendário de eventos da cidade. Meu sincero agradecimento em nome da comunidade - declarou o padre.
O secretário de Cultura e Patrimônio, Bruno Marques, acompanhou as celebrações do 1º de maio e ressaltou a importância das festas religiosas tradicionais para a cultura.
- Angra tem uma tradição religiosa muito forte, e as festas católicas em homenagem aos seus padroeiros, como São José Operário aqui no Village, refletem a fé de nosso povo. É uma alegria participar de uma festa tão bem organizada, com tanta devoção e carinho. É nosso dever, como poder público, apoiar nossas tradições religiosas. Parabéns à comunidade pela bela festa - afirmou o secretário.
Durante a novena, foram arrecadadas duas toneladas de alimentos, doadas pelos fiéis, que serão entregues às conferências vicentinas da paróquia para ajudar as famílias carentes.
Além das atividades religiosas, a festa também contou com uma programação cultural diversificada e uma quermesse com comidas e bebidas típicas. A comunidade encerrará a programação cultural da festa com um show de prêmios no sábado, às 14h, na área de eventos da igreja, com cartelas no valor de $20 e prêmios variados.