Levar espetáculos infantis a todos os bairros de Angra dos Reis e proporcionar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social a museus, casas de espetáculo, exposições e cinemas do Rio de Janeiro; com esse objetivo, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, lançou nesta sexta-feira, 5, os projetos Palco sobre Rodas e Passaporte Cultural, duas importantes iniciativas para o cenário cultural angrense.
O evento teve início às 11h30, na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro. O projeto Palco sobre Rodas levará cultura e arte para diversas localidades por meio de uma estrutura móvel, portátil e equipada com som, iluminação, cobertura e acomodação para a plateia.
– Sempre tive o desejo de levar a cultura para as comunidades, assim como faço com meus espetáculos. Foi então que decidi construir um palco sobre rodas, em cima de uma carreta reboque, com dimensões compactas para caber em qualquer local. Dessa forma, conseguimos levar som e uma estrutura de qualidade para lugares que normalmente não recebem esse tipo de atividade. É a realização de um sonho – conta Luciano Araújo, artista responsável pelo projeto do palco que será levado aos bairros do município pela Secretaria de Cultura e Patrimônio.
Na primeira fase do projeto, 17 bairros receberão a ação, que contará com atrações culturais infantis gratuitas, como Zungu, Morada do Bracuí, Vale da Banqueta, Monsuaba, Encruzo, Bonfim, Parque Mambucaba, Balneário, Camorim, Camorim Pequeno, Parque Village, Nova Angra, Praça da Porteira, Promorar e Gamboa do Belém.
– Trata-se de um projeto itinerante que levará cultura de forma descentralizada aos bairros de Angra, com início previsto para daqui a duas semanas. Inicialmente teremos recreações, shows e peças infantis, mas isso não significa que o projeto será exclusivamente voltado a esse público. Se houver demanda para o público adulto, também seguiremos nessa direção – explica Andrei Lara, secretário de Cultura e Patrimônio.
PASSAPORTE CULTURAL: ACESSO À CULTURA EM TODO O ESTADO
A Prefeitura de Angra também aderiu ao projeto Passaporte Cultural, iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio. O objetivo é promover a democratização do acesso à cultura em todo o Estado, oferecendo ingressos gratuitos para museus, casas de espetáculo, exposições, cinemas e outras atividades para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O projeto, que será implementado no município pela Secretaria de Cultura e Patrimônio, contemplará visitas ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Imperator, Biblioteca Parque Estadual (Centro), Aquário, Museu do Amanhã, Museu da Imagem e do Som, Parque Lage, Museu de Arte do Rio - MAR, Museu Naval, Espaço Cultural da Marinha e Museu do Flamengo. Eventos incentivados pela SECECRJ, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, também fornecerão ingressos para o programa.
– É mais um avanço na cultura, com políticas públicas de qualidade sendo oferecidas à população. Além disso, devemos celebrar a união da cultura municipal e a democratização desse setor, já que atualmente contamos com mais de 700 agentes culturais no município. Além disso, é muito importante levar os serviços e ações da Prefeitura de Angra para todos os locais – resume Cláudio Ferreti, secretário de Governo e Relações Institucionais, que participou do evento ao lado da secretária de Urbanização Parques e Jardins, Beth Brito, da deputada estadual Célia Jordão e do vereador Dudu do Turismo.