Encerrando as ações do Mês da Mulher, a Associação de Moradores e Barqueiros da Praia da Longa, localizada na Ilha Grande, realizou na quinta-feira, dia 28, o Mulher Longa Viva. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio das secretarias de Saúde, de Cultura e Patrimônio e de Esporte e Lazer, além da parceria com o Instituto Embeleze. A programação incluiu inúmeras ações de saúde, esporte, lazer e atividades para as crianças.
– Foi um dia muito especial na Longa. Precisamos muito de eventos assim, não só por causa dos serviços, mas também porque assim nos encontramos para conversar – disse Olga Francisca de Sousa, moradora.
Foram 17 cortes de cabelo, 25 designs de sobrancelhas, 17 massagens corporais, 15 massagens nos pés, 10 aferições de pressão e 7 medições de glicose. O evento teve ainda oficina de crochê, dança, recreação infantil, dentre outras atividades.
– A Praia da Longa ficou por alguns anos sem associação de moradores, mas do ano passado para cá um grupo se reuniu para reativar a associação, para que a comunidade da Praia da Longa possa se organizar e fortalecer sua cidadania. Esse evento foi mais uma forma de movimentarmos a comunidade, aproximá-la do poder público e trazer serviços para cá, além de contribuir para empoderar as mulheres locais – disse Raquel Ribeiro, da associação de moradores, que ressaltou que outras atividades semelhantes estão sendo organizadas para a Praia da Longa nos próximos meses.