Dois dias de aprendizado, troca de experiências e recebimento de informações importantes para artesãs e artesãos de Angra dos Reis: é o que propõe a 1ª edição do Angra Artes Manuais, evento realizado no Iate Clube Aquidabã, que teve início na segunda-feira, 18 de março, e que será finalizado nesta terça-feira, 19, Dia do Artesão.
O evento está oferecendo aos participantes uma intensa programação de palestras, rodas de conversa, workshops, oficinas e apresentações musicais, numa realização da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, e em parceria com a Lojas Caçula e o Sebrae Costa Verde.
– O artesanato é um importante fomento de economia criativa na cidade. Temos feito um trabalho direcionado aos profissionais da área, ampliando o contato com eles e mantendo um banco de dados referente à classe. Por conta disso, o Angra Artes Manuais está acontecendo inclusive com a entrega da Carteira Municipal do Artesão, que vai favorecer um maior controle sobre dados do segmento e possibilitar uma linha de fomento específica aos artesãos de Angra – explica o secretário de Cultura e Patrimônio Andrei Lara.
As atividades incluídas no Angra Artes Manuais, que é gratuito e voltado exclusivamente aos artesãos da cidade, vão das 9h às 18h nos dois dias de evento, incluindo café da manhã e almoço para os artesãos. As inscrições foram efetuadas previamente pelo site da Prefeitura de Angra.
No primeiro dia, representantes da Prefeitura de Angra e da Câmara de Vereadores, além dos parceiros do Angra Artes Manuais, participaram da cerimônia de abertura, que foi marcada pela participação maciça dos artesãos e artesãs da cidade.
– Como gestor público, é muito gratificante ver que as políticas públicas estão sendo feitas, olhando nos olhos da população. O fomento das artes manuais é muito importante, porque o dinheiro circula na cidade e os artesãos trabalham com mais orgulho – explica o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, que também participou do início oficial do evento.
Primeira artesã do município a receber simbolicamente a Carteira Municipal do Artesão, a mestre artesã Zuleide Rodrigues, de 53 anos, foi recepcionada no palco do evento pelo prefeito Fernando Jordão, que estava acompanhado da deputada estadual Celia Jordão. Para Zuleide, a área de artesanato no município tem avançado muito nos últimos tempos.
– É uma sensação maravilhosa ser a primeira artesã do município a receber a carteira. Comecei muito cedo nessa arte, aos 8 anos, fazendo bonequinhas de palha de milho, para brincar com as minhas irmãs. O artesanato me fez voar, e hoje, a área está muito melhor em Angra – declara a mestre artesã, que é moradora do Frade.
O Angra Artes Manuais continua nesta terça-feira, 18 de março, no Iate Clube Aquidabã – a programação de palestras e oficinas variadas pode ser conferida abaixo.
ANGRA ARTES MANUAIS – 19 DE MARÇO
9h – Coffee break
10h – Palestra do Sebrae – A Importância do Design para o Artesanato /
Palestrante: Vitor Garcia
11h – Oficina Lojas Caçula – Modelagem de Biscuit / Professora: Vanderleia Luiz.
12h - Oficina Lojas Caçula – Pintura / Professora: Cláudia Lima
13h – Intervalo para Almoço
14h - Oficina Lojas Caçula – Crochê / Professora: Vera Meireles
15h - Oficina Lojas Caçula – Costura Criativa Macramê / Professora: Danielle Rios
16h - Oficina Lojas Caçula – letter / Professora: Isabela Silva
17h –Encerramento
18h – Apresentação Musical