Com o objetivo de homenagear personalidades angrenses que contribuíram para o crescimento cultural e social da cidade, o projeto Angra Salva Sua Memória - Vida e Obra vai desembarcar no Frade na sexta-feira, 2 de fevereiro, para saudar a professora Manoelina da Conceição Pinto, de 89 anos.
Moradora do bairro, onde atuou como professora desde 1941, na antiga Escola Rural do Frade, ela trabalhou por 30 anos até se aposentar, em 1984. Muito católica, além de lecionar, a homenageada também era catequista. Manoelina ajudava na manutenção da igreja, na liturgia, acolhida dos fiéis, na organização das festas religiosas e também na recepção aos padres para as missas dominicais.
Manoelina conhecia algumas práticas de enfermagem e atendia os doentes aplicando injeção, efetuando curativos e fazendo coleta de sangue. A vida dedicada ao trabalho e à comunidade fez da professora uma pessoa muito querida no bairro, o que motivou a homenagem a ela, que tem quatro filhos, oito netos e sete bisnetos.
Organizada pela Secretaria de Cultura e Patrimônio, a cerimônia de homenagem acontece às 16h, no largo em frente à igreja Matriz São Sebastião, no Frade. Fotos e depoimentos sobre a trajetória de vida de Manoelina prometem reconstituir a vida e a obra dessa personalidade angrense, transmitindo suas ações e ideias aos amigos e familiares e também às gerações posteriores.