Um presépio pertencente à Paróquia Santíssima Trindade, em Jacuecanga, foi restaurado pela Prefeitura de Angra, por meio da equipe técnica da Secretaria de Cultura e Patrimônio, e doado à comunidade Sagrado Coração de Jesus,em Monsuaba. O anúncio foi feito após a missa de sábado, 3 de dezembro, pelo pároco Padre Gilberto Stanisce, que agradeceu ao Governo.
- Este presépio tem mais de 60 anos em nossa igreja Matriz e está avaliado em cerca de R$ 27 mil. Algumas imagens estavam quebradas, e agradecemos à equipe da Secretaria de Cultura, que fez esse trabalho de restauração. É um presente para esta comunidade, que já abrigou a sede da nossa paróquia no passado, quando a antiga Matriz foi transferida para Monsuaba - concluiu o sacerdote.
O presépio foi montado na igreja para as celebrações do tempo do Advento, que prepara os cristãos católicos para o nascimento de Jesus, celebrado no dia 25 de dezembro. O presépio chamou a atenção de crianças e adultos. O estudante Murilo Trindade Gomes do Couto, 10 anos, ficou encantado.
- Gostei muito do nosso presépio novo, é bem maior que o outro, e ficou muito bonito na nossa igreja. Só falta chegar o Natal para colocar o Menino Jesus na manjedoura - disse o estudante.
O secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, parabenizou a equipe pelo trabalho.
- Os presépios fazem parte da tradição do Natal. Parabenizo as nossas servidoras Luciana Praça, diretora de Patrimônio Histórico e Cultural, e Eliana Vicarone, auxiliar de Conservação e Restauro, pelo belo trabalho - concluiu o secretário.
O PRESÉPIO
O presépio é um item decorativo de Natal que reproduz o local no qual Jesus Cristo nasceu em Belém. Trata-se de uma popular tradição natalina e pode ser reproduzido em miniatura, mas também em escala de tamanho real. É encontrado em igrejas, shoppings, praças, residências etc.
A Igreja Católica define que o presépio deve ser montado no primeiro domingo do Advento, devendo ser desmontado no dia 6 de janeiro. Essa tradição se consolidou entre os cristãos por meio de São Francisco de Assis, que iniciou a prática no século XIII. Atualmente, o costume de montar presépios está disseminado pelo planeta.