Um novo olhar para a cultura de Angra dos Reis pela lente de 18 fotógrafos talentosos. Esse é um dos significados da exposição “Olhares“, que estreia quinta-feira, dia 7, às 17h, na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, no Centro da cidade. A mostra fotográfica coletiva é uma realização da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Angra, em parceria com a Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis (Afocar), que existe há 23 anos, promovendo cursos, palestras e exposições.
A mostra “Olhares“ marca um novo momento da Casa de Cultura de Angra Poeta Brasil dos Reis, que passou por ampla reforma e reabriu as portas em março de 2023.
- A intenção é realizarmos exposições mais duradouras, com nova roupagem e curadoria especializada - diz Andrei Lara, secretário de Cultura e Patrimônio de Angra.
É o caso da coletiva que vai trazer 45 fotos produzidas por 18 fotógrafos associados da Afocar – 15 deles alunos dos cursos promovidos pela associação no último semestre. A exposição ficará em cartaz por três meses – até 7 de março de 2024 – para que o maior número de pessoas possa apreciá-la. Lembrando que a primeira mostra deste ano, Angra das Artes, realizada em março, recebeu 6 mil visitantes, de acordo com o livro de registros da Casa – o maior número de visitas em uma mostra até então. O tema da exposição “Olhares“ é livre, assim como das outras coletivas organizadas pela Afocar.
- São paisagens, retratos, tanto do Brasil quanto de outros lugares do mundo. A ideia é que cada fotógrafo se expresse livremente - diz Miguel Tarbé Nogueira Alves, presidente da Associação.
As fotos de 50cm X 75cm podem ser coloridas ou em preto e branco. Boa parte delas são de natureza, muitas retratando paisagens de Angra, da cidade vizinha de Paraty e de viagens realizadas pelos sócios. Com uma variedade abrangente de temas, cada imagem é uma narrativa visual, um instante capturado com técnica e sensibilidade.
“Olhares“ é a 33° Exposição coletiva da Afocar e a segunda realizada na Casa depois de sua reabertura. Para o Secretário Andrei Lara, a nova mostra tem um caráter especial, tanto por ser realizada em um espaço histórico localizado no “coração de Angra“, quanto por inaugurar uma nova fase de projetos.
- Temos um carinho especial pela Casa de Cultura, por todo o peso de sua história. Nos últimos anos a secretaria se tornou mais democrática, com investimentos que têm movimentado a cena cultural da nossa cidade e região. Somente em 2023, investimos cerca de R$ 1 milhão em editais para fomento da cultura - afirma o secretário.
No último semestre, a Afocar promoveu palestras e encontros semanais de fotografia que deram vida ao novo espaço, ao mesmo tempo em que organizava a montagem de “Olhares”. Dessa forma, a exposição convida a uma experiência visual envolvente, guiada pela lente de 18 fotógrafos angrenses talentosos. Cada foto é um convite a contemplar o mundo através dos olhos do artista, desafiando o visitante a enxergar a beleza em lugares inesperados e nas múltiplas facetas da vida.
Para 2024, a Secretaria de Cultura e Patrimônio prevê quatro exposições de longa duração na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, dentre outros eventos.