A Secretaria de Cultura e Patrimônio, por meio da Coordenação de Arquivologia, realiza nessa sexta-feira, 27 de outubro, às 14h, na Casa Larangeiras, a palestra “O Arquivo Público de Angra dos Reis: preservação e gestão de documentos”. Efetuada pelo Prof. Dr. Paulo Knauss, doutor em História/UFF e diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), a palestra vai apresentar a importância da criação do Arquivo Público de Angra dos Reis para a garantia da modernização e da eficiência da gestão pública municipal.
No evento serão expostos documentos históricos do Conselho de Cultura de 1970, assim como o acervo de periódicos (jornais) de 1890. Todos os presentes receberão certificado de participação, além de informações sobre promoção, tratamento, gerenciamento, organização, preservação e guarda do acervo documental da cidade.
– A riqueza do patrimônio documental de Angra dos Reis exige a construção de uma política pública de arquivos para o município. No estado do Rio de Janeiro, somente a região Costa Verde não possui um Arquivo Público Municipal e, neste sentido, Angra dos Reis se destaca com esta iniciativa, já que será o primeiro município da região a possuir uma instituição arquivística – ressalta o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.