A praia da Freguesia de Santana recebe neste sábado, 29 de julho, a celebração da Festa da Senhora Sant´Ana Majestosa – mãe de Maria e avó de Jesus – de acordo com documentos religiosos –, e também padroeira dos avós junto com seu marido São Joaquim.
No sábado, às 6h, a celebração começa com a alvorada festiva, repicar de sinos e queima de fogos. Às 10h, será realizada a missa, seguida de uma procissão, almoço e bingo. A festa na Freguesia de Santana é uma realização da Paróquia São Sebastião na Ilha Grande, com apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
- A festa de Sant’Ana é realizada na Ilha Grande há mais de 200 anos, tamanha a sua devoção e importância histórica, cultural e religiosa para a localidade. A igreja está muito linda e preservada, sendo nossa obrigação apoiar essa festa e trabalhar para a preservação do nosso patrimônio histórico.
A Prefeitura realiza diversas ações de manutenção das igrejas, das imagens sacras e dos espaços, sempre dentro da legislação vigente e das normas de tombamento. Nossas igrejas centenárias são nosso cartão-postal – destacou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.
A festa de Sant’Ana é celebrada anualmente no dia 26 de julho, momento em que é recordada a história de uma mulher que, após anos de esterilidade, concedeu a vida a Virgem Maria, a mãe do Salvador. A data foi instituída no ano de 1584 pelo Papa Gregório XIII. Na década de 1960, o Papa Paulo VI juntou a esta data a comemoração de São Joaquim, esposo de Sant’Ana. Por isso nesse dia celebra-se também o Dia dos Avós.
Existem poucos dados biográficos sobre a vida de Sant’Ana, porém algumas referências sobre ela foram deixadas pelo Proto-Evangelho de Tiago, livro escrito no primeiro século. O nome “Ana” vem do hebraico “Hanna” e significa “graça. Ana era de família descendente do sacerdote Aarão e casou-se ainda jovem com Joaquim, e ambos viviam em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje existe a Basílica de Sant’Ana.