Está aberta a temporada de arraiás e festas juninas na cidade, trazendo as cores e a alegria das quadrilhas para os bairros de Angra. As festas estão programadas até o final de agosto, reunindo mais de 400 componentes além das equipes de apoio. Todas as festas têm o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
A temporada foi aberta com o Arraiá Dona Junina, nos dias 17 e 18 de junho, no Real Esporte Clube, na Japuíba, com a presença de dançarinos e da comunidade local que prestigiou o evento. No último final de semana, foi a vez do Arraiá Zé Buscapé, no Colégio Mauro Sérgio da Cunha, no Campo Belo, e do Arraiá do Zé Raimundo, no Bracuí.
Neste final de semana, dias 8 e 9 de julho, quem anima o Sertãozinho do Frade é a quadrilha Zé do Brejo. Na Praça Zumbi dos Palmares acontecerá a apresentação da quadrilha Compadre Nequinho, a partir das 21h.
Ainda tem o Arraiá do Dito Peres, no Morro do Peres, com apresentação da quadrilha e show musical com os cantores Kayu e Diego Resende. As apresentações começam a partir das 21h. O Secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, ressalta a importância deste segmento cultural para a cidade.
– As festas juninas levam alegria para nossas comunidades e movimentam a nossa economia local com a confecção dos figurinos, gerando emprego e renda com a contratação de costureiras e equipes de apoio. Angra dos Reis é a cidade do interior do estado com o maior número de quadrilhas organizadas por meio das associações, participando dos editais da lei de incentivo no município e no estado. É um segmento muito importante para nossa cultura – declarou o secretário Andrei Lara.
No próximo final de semana, 14 a 16 de julho, será a vez dos moradores da Ilha Grande receberem o “Arraiá du Abraão”, com apresentação de quadrilhas convidadas, bandas locais e shows com artistas renomados que vão apresentar o melhor do forró raiz para animar a festa.
As festas juninas e julinas são realizadas pela Associação Cultural de Quadrilhas Juninas de Angra dos Reis e pela Liga de Quadrilhas Juninas de Angra dos Reis, com apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.