A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, em parceria com o Sebrae, vai realizar um Café com os Criativos na terça-feira, 16 de maio, no Centro Cultural Theóphilo Massad, a partir das 9h30. O evento é gratuito e os interessados em participar devem se inscrever no link : https://loja.rj.sebrae.com.br/loja/evento/312806196-cafe-com-os-criativos-economia-criativa-uma-rede-de-oportunidades-para-os-criativos .
O objetivo é reunir artistas, artesãos, empreendedores, designers, setores da mídia e demais profissionais do setor da economia criativa do município para falar sobre dados, tendências e oportunidades de qualificação que podem ser ofertados pelas instituições. Em paralelo também está sendo feito um mapeamento dos profissionais criativos para potencializar ainda mais a Economia Criativa na região.
Além de contribuir para o desenvolvimento do crescimento econômico, a economia criativa também colabora relacionando tecnologia, inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade.
De acordo com a ONU, a economia criativa é o setor que mais se desenvolve na economia global. Segundo um levantamento da Firjan (Federação da Indústrias do Rio de Janeiro), o setor originou mais de 850 mil empregos formais, além de freelances e prestação de serviço. A quantidade expressiva de empregos gerados comprova a relevância para a economia: são 144 milhões de profissionais que integram o mercado de trabalho através de ocupações relacionadas ao ramo.
Recentemente, o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, participou de uma reunião com a coordenadora regional da Costa Verde do Sebrae/RJ, Tuane da Silva Rodrigues, para viabilizar uma parceria com o órgão na área da economia criativa, que vai atender uma demanda muito grande no município.
- Tive uma reunião muito proveitosa com a coordenação do Sebrae em Angra e tenho a certeza que faremos uma bela parceria para, de forma técnica, construirmos um plano de economia criativa para Angra dos Reis. Nós já sabemos que a cultura gera desenvolvimento social, mas mensuramos a importância desse setor na economia, ainda mais em tempo de recursos escassos. Além de aumentar os espaços da cultura, o setor também é importante no desenvolvimento econômico brasileiro - concluiu o secretário Andrei Lara.
Para preencher o mapeamento acesse https://pt.surveymonkey.com/r/mapeamentoemprecriativocostaverde.