Angra celebra a Festa do Senhor do Bonfim

Em 2023, a tradicional comemoração celebrou seus 243 anos

Segunda-Feira, 08/05/2023 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

Neste domingo, 07 de maio, o encerramento das festividades em homenagem ao Nosso Senhor do Bonfim agitou as areias e as ruas do Bonfim. Para encerrar as celebrações, a noite contou com as apresentações DJ Jacaré, Banda Pontos Cardeais, Calebe e Leilani e Cantor Erickinho.

Na parte da tarde, o público acompanhou a procissão marítima e a peregrinação pelas ruas do bairro, seguida do lançamento de fogos em homenagem ao Senhor do Bonfim. Junto com as músicas, o público também pode aproveitar as comidas típicas, além da tradicional disputa do pau de sebo, com os moradores e turistas vibrando a cada tentativa dos participantes.

Durante quatro dias, o público celebrou a tradicional festa que atraiu milhares de pessoas para a Praia do Bonfim. Em 2023, a festividade completou 243 anos, e teve início na quinta-feira, 3 de maio, com uma missa realizada pelo Frei José Aparecido. A programação continuou nos dias seguintes, com a realização dos tríduos religiosos na quinta e sexta, além das apresentações musicais.

Na sexta-feira, 5 de maio, o público ficou de pé com a apresentação do DJ Jacaré, da banda Papo Reto e com o forró de Xandy Sonorus. No sábado, 6 de maio, foi a vez do grupo jovem Esperança do Amanhã animar os presentes no encerramento do tríduo. Já no palco, DJ Jacaré, Davi Dias e Banda Sereno ditaram o ritmo da festa.

A festa foi patrocinada pela Viação Senhor do Bonfim e pela Mattos Teixeira via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte, sendo uma realização da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com produção da Smart Produções e apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

- A Festa do Senhor do Bonfim é linda e conta com histórias maravilhosas. Como Secretário de Cultura, é de grande importância manter viva a tradição e destacar a importância da festa para os fazedores de cultura de Angra dos Reis – comentou o Secretário de Cultura, Andrei Lara.