A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, publicou no Boletim Oficial do município de sexta-feira (28/4), o resultado preliminar dos editais 001, 002, 003 e 004/2022. A participação foi recorde. Foram 247 inscritos e deste total, 84 projetos vão ser selecionados. A partir desta divulgação, os concorrentes terão três dias úteis, a contar do dia 2 de maio, para entrar com recurso. Angra dos Reis é a cidade do interior do Estado que mais está investindo em cultura com recursos próprios, por meio do Fundo Municipal de Cultura.
São quase R$ 1 milhão de investimento, sendo que diretamente para os fazedores de cultura, R$ 732 mil. A chamada 01/2023FMC é destinada às artes cênicas, dança, arte urbana, performance e circo; Já a 02/2023FMC engloba as artes musicais, corais, arte urbana, ópera e bandas; o edital 03/2023FMC é direcionado à fotografia, artes plásticas, artesanato, moda, instalação e audiovisual, e o quarto e último edital, 04/2023FMC, é destinado aos eixos de festa junina, carnaval, jongo, capoeira, folia de reis, cultura afro e indígena.
- Angra dos Reis está na frente e se consagra como a cidade do Estado que mais está investindo em cultura. Fico muito feliz com isso, porque a nossa cidade respira cultura, temos muitos talentos - avaliou o secretário Andrei Lara.
O prefeito Fernando Jordão também está satisfeito em ver que a Cultura está sendo priorizada.
- O secretário de Cultura Andrei Lara entendeu meu pedido de valorização da cultura angrense. Acho de extrema importância para a história do município, para a formação dos nossos jovens e também para o turismo. Quero parabenizar a todos os fazedores de cultura que estão antenados e buscando aprimoramento para os seus trabalhos - frisou o prefeito Fernando Jordão.
O secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti também comemorou.
- Fico feliz de ver um governo que valoriza a cultura, uma cidade sem cultura não tem memória. Parabenizo a todos e estamos ansiosos para ver de perto a execução desses projetos. Angra dos Reis agradece - declarou o secretário.
Os que tiverem intenção de recorrer do resultado, fiquem atentos, pois o recurso deverá ser protocolado na sede da Secretaria de Cultura e Patrimônio, em horário comercial e endereçado ao secretário Andrei Lara. O modelo de formulário de recurso está disponível no site da Prefeitura, que pode ser acessado através deste llink: https://www.angra.rj.gov.br/secup-fundo-municipal-cultura.asp?IndexSigla=SCP&vNomeLink=Fundo%20Municipal%20de%20Cultura.