Mais uma edição do Angra Salva Sua Memória foi realizada, na tarde desta terça-feira (25), na Praça General Osório. A homenageada da vez foi Leni Therezinha Seixas Peixoto, de 84 anos, figura marcante na história cultural da cidade. A cerimônia contou com a presença de filhos e netos de Leni, além de muitos amigos próximos.
– Eu não esperava isso tudo, fiquei muito emocionada. Eu amo demais essa cidade desde que vim para cá há muitos anos. Sou muito feliz aqui. Tive meus maravilhosos filhos aqui, devo tudo a esse lugar. Angra dos Reis me recebeu muito bem e estou muito grata por tudo isso – relatou Leni Peixoto.
O projeto, realizado pela Secretaria de Cultura e Patrimônio, homenageia, em vida, angrenses de nascimento ou de coração que contribuíram, e contribuem, para a memória cultural do município, por meio do seu trabalho, arte e dedicação à cidade e ao seu povo.
Durante a cerimônia, discursaram os filhos e alguns amigos de Leni, o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, e o prefeito Fernando Jordão. O espaço montado contou com um mural de fotos de diversos momentos marcantes da vida de Leni, como seu casamento e o nascimento de um de seus netos.
– Há 24 anos, a Leni cantou no meu casamento e foi muito emocionante. É uma honra estar presente aqui em sua linda homenagem. Sempre faço questão de vir nas edições deste projeto. Vocês representam a família angrense, uma família maravilhosa. Parabéns, Dona Leni. Obrigado por toda a sua contribuição à nossa cultura – comentou Fernando Jordão.
Ao fim da homenagem, Leni cantou um trecho da música ‘Ave Maria’ à capela após o prefeito a entregar uma placa em alusão à cerimônia.
– O projeto Angra Salva Sua Memória é uma das ideias mais bonitas que a Prefeitura de Angra já teve, pois homenageia em vida as pessoas que tanto contribuíram para a cultura e educação de nossa cidade. Hoje, a nossa homenageada foi a Dona Leni, que tem uma história maravilhosa. Quero dar meus parabéns a ela por tudo que fez pelo nosso município. Fé, solidariedade e amor são palavras constantemente presentes no dia a dia da nossa querida homenageada – agradeceu Andrei Lara.
SOBRE LENI THEREZINHA PEIXOTO SOARES
Gaúcha, da cidade de Santa Maria, Leni Therezinha Seixas Peixoto veio para Angra dos Reis trabalhar como professora do Estado na Enseada do Sítio Forte, na Ilha Grande. Chegando na cidade, conheceu o angrense João Willy Peixoto, com quem se casou e teve quatro filhos: Cláudia Teresinha Seixas Peixoto, João Willy Seixas Peixoto, João Carlos Seixas Peixoto e Mariane Seixas Peixoto.
Leni também lecionou no Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas, onde fez muitas amigas. Cantora clássica soprano, já se apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Participou também do Coral do Maestro Gerard Galloway e do Coral da Cidade. Além dessas funções, também trabalhou na Secretaria Estadual de Fazenda até se aposentar.
Leni ficou muito conhecida por interpretar a personagem bíblica Verônica com seu canto “Responsorium: O vos omnes” nas celebrações religiosas da Semana Santa, sempre provocando emoção e lágrimas nos fiéis presentes.
A homenageada faz parte da lembrança afetiva de muitos casais angrenses, cantando nas cerimônias de casamento junto com Míriam Galindo, Biju, Saraiva, Leila Elias, entre outros músicos. A cantora emocionava noivos e noivas ao cantar ‘Ave Maria’ nas cerimônias.
Exemplo de mulher, esposa, mãe, avó e bisavó, sempre carinhosa e atenciosa com todos, além dos quatro filhos, Leni possui oito netos e um bisneto. Até pouco tempo, ainda trabalhava no bazar da igreja católica que funcionava no São Bento.
Leni Therezinha Seixas Peixoto faz parte da memória e da história de Angra dos Reis. Uma gaúcha, angrense de coração, que contribuiu muito em vários setores da nossa cidade como educação, cultura, economia e religião.