A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, realizará na terça-feira, 25 de abril, mais uma edição do Angra Salva Sua Memória. O projeto homenageia, em vida, angrenses de nascimento ou de coração que contribuíram para a memória cultural do município, por meio do seu trabalho, arte e dedicação à cidade e ao seu povo.
A homenageada desta edição será a professora Leni Therezinha Seixas Peixoto, que ficou muito conhecida por interpretar a Verônica com seu canto “Responsorium: O vos omnes“ nas celebrações religiosas da Semana Santa, provocando emoção e lágrimas aos fiéis com o triste lamento da Verônica. Dona Leni, soprano e cantora clássica, também emocionava noivos ao cantar a Ave-Maria nas cerimônias de casamento, fez parte do Coral da Cidade e chamava a atenção pela sua notável afinação.
Para a merecida homenagem, o Projeto Angra Salva Sua memória vai reunir fotos, reportagens, sua biografia, familiares e amigos no próximo dia 25 de abril, às 16h, na Praça General Osório.
O secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, lembra com carinho das apresentações de Dona Leni na Semana Santa e no Coral da Cidade.
- Como católico, sempre acompanhei as celebrações da Semana Santa em Angra e várias vezes me emocionei com Dona Leni cantando o lamento de Verônica em latim, assim como nos casamentos da cidade e no Coral, uma soprano afinadíssima, abrilhantava nossos eventos com sua bela voz. Uma homenagem justíssima - declarou o secretário.
ANGRA SALVA SUA MEMÓRIA – VIDA E OBRA
Gaúcha, da cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, Leni Therezinha Seixas Peixoto veio para a cidade de Angra dos Reis trabalhar como professora do Estado na Enseada do Sítio Forte – Ilha Grande. Chegando na cidade conheceu o angrense João Willy Peixoto, casou-se e tiveram 4 filhos: Cláudia Teresinha Seixas Peixoto, João Willy Seixas Peixoto, João Carlos Seixas Peixoto e Mariane Seixas Peixoto. Dona Leni lecionou no Colégio Estadual Dr Arthur Vargas, onde fez muitas amigas. Leni é cantora clássica e já se apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, participou do Coral do Maestro Gerard Galloway como soprano e também do Coral da Cidade, no qual se apresentou em vários eventos e em outras localidades. Ela trabalhou na Secretaria Estadual de Fazenda até se aposentar.
Leni faz parte da lembrança afetiva de muitos casais angrenses, cantando nas cerimônias de casamento junto com Míriam Galindo, Biju, Saraiva, Leila Elias, entre outros músicos. A Ave Maria era uma das músicas mais pedidas pelos casais.
Durante décadas, Leni representou Verônica na procissão da Semana Santa e sua última apresentação aconteceu em 2022 e foi acompanhada por familiares, amigos e católicos com muita emoção pelas ruas do centro da cidade.
Exemplo de mulher, esposa, mãe, avó e bisavó, sempre muito carinhosa e atenciosa com todos a sua volta. Leni tem 8 netos e 1 bisneto. Até pouco tempo, trabalhava no bazar da igreja católica que funcionava no São Bento.
Leni Therezinha Seixas Peixoto faz parte da memória e da história de Angra dos Reis, uma gaúcha, angrense de coração, que contribuiu muito em vários setores da nossa cidade (educação, cultura, economia, religião). Fé, solidariedade e amor são palavras presentes no dia a dia da querida Leni que recebe esta merecida homenagem.