Quem passou pelo centro da cidade na terça-feira, 4 de abril, teve a chance de admirar os altares em madeira, utilizados na Procissão da Via Sacra ou Procissão do Encontro, como é conhecida na comunidade católica, uma das atividades da programação da Semana Santa. Já é uma tradição da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, apoiar a programação religiosa e este ano não foi diferente. Os eventos continuam até segunda-feira, 10 de abril, quando ocorrem as celebrações em louvor a São Benedito, um dos santos mais venerados no município, considerado por muitos como o segundo padroeiro de Angra.
A Secretaria de Cultura e Patrimônio recuperou toda a estrutura dos oito altares, além das pinturas da via-sacra com a recuperação de suas molduras. A procissão partiu da Igreja da Matriz, passando por cinco passos do percurso que simula os últimos momentos de Jesus Cristo antes de sua crucificação – interior da Igreja Matriz, na Rua Cônegos Bitencourt, Rua Professor Lima, Rua Honório Lima, Rua do Comércio, interior das Igrejas Santa Luzia e Carmo e no Largo da Matriz. Além disso, a secretaria também disponibilizou som em todos os passos e a banda Jardim Sarmento, que acompanhou o cortejo.
– Angra dos Reis é uma cidade muito religiosa, não só de católicos, mas também de outras religiões. Apoiar eventos como a Semana Santa é uma forma de manter a tradição e preservar a fé, além de ser uma atividade cultural que remonta parte da nossa história que tem que ser preservada – frisou o secretário de Cultura Andrei Lara.