O primeiro piso da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, lançou na noite desta terça-feira, 7, a exposição “As Terezas”, um trabalho coletivo de empreendedorismo feminino com 20 integrantes. A mostra é pautada na união empreendedora de mulheres em busca de autonomia, tendo como base o feminismo comunitário, a sustentabilidade e produção autoral, assim como a economia justa e solidária.
Entre os trabalhos feitos pelas artistas mulheres estão quadros, bijuterias, bolsas, roupas, abajures, garrafas coloridas, entre outras peças de decoração.
Orientado horizontalmente, todas têm a mesma importância no grupo e colaboram coletivamente para o seu funcionamento. Elas buscam a realização de troca de saberes, aperfeiçoamento de habilidades e colaboração entre elas, levando o empoderamento das mulheres. Hoje, “As Terezas” são vinte mulheres, todas empreendedoras do setor criativo e responsáveis por suas marcas.
As Terezas são: Arte de Aglaia Atelier, Ana Nascimento, Anna Oliveira, Carol Crepaldi, Cassia Silva, Cecil Ribeiro, Gabriela Mello De Freitas Morais, Gabriela Cavalcante, Gissele, Izabele Barthman de Melo, Jade da Costa, Karine Ferreira, Laysla Fontes, Letícia Carvalho, Letícia Pacheco, Lyn Sagaz, Pati Faedo, Thaís Jonko, Vanderléia Silva Zobaran.
Por que “Terezas”?
É em homenagem a Thereza Pinheiro de Almeida, nascida em 24 de junho de 1896, no Bracuí, em Angra dos Reis. Thereza, chamada carinhosamente de “mulher-malho” por sua filha Clariná, foi uma das fundadoras do bairro Japuíba, em Angra dos Reis. Um exemplo de mulher batalhadora, forte e que, certamente, conhecia o seu próprio valor e a importância do alcance de autonomia por cada.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 22 de março. A entrada é gratuita. O espaço cultural funciona para visitação de terça a sexta das 10h às 18h, sábado e domingo das 10 às 14h.