Preparativos para o carnaval 2017 em Angra a todo vapor

A festa do Rei Momo em Angra será embalada pelos blocos de rua. Prefeitura promoverá também o Barracão do Samba, evento pré-carnavalesco

Quarta-Feira, 01/02/2017 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

As principais ruas de Angra dos Reis serão animadas ao som dos diversos blocos de rua da cidade. O samba vai tomar conta do município a partir do dia 17 de fevereiro quando a programação carnavalesca abre alas com o “Barracão do Samba”. O evento que antecederá a folia momesca dos blocos de rua e vai ocorrer de 17 a 19 de fevereiro, com uma programação animada no Cais de Santa Luzia, onde o público assistirá aos ensaios das agremiações. O “Barracão do Samba” começará a partir das 20h, e conta com a organização da Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis (Abcar), em parceria com a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.
Além dos ensaios das agremiações, haverá também o tradicional concurso de Rainha e Rainha Gay do Carnaval. As inscrições serão feitas através da Abcar. Após o aquecimento dos tantãs e tamborins, os carnavalescos angrenses vão arrastar os foliões em clima de festa pelas ruas do Centro. Em meio à crise, houve uma forte união entre Abcar e a Secretária Executiva de Cultura e Patrimônio, para que a festa seja viabilizada da melhor maneira possível, para animar os foliões durante dos dias de festa. A abertura dos blocos de rua será na quarta-feira, 22, com o Bloco da Feliz Idade.
Além de fazer com que a festa aconteça, a Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio vem trabalhando para que as ruas estejam bem iluminadas, com segurança e, inclusive com os banheiros químicos posicionados em lugares estratégicos de fácil acesso e sem interferir na rotina dos patrimônios históricos, assim como os estabelecimentos comerciais. Além disso, a secretaria está trabalhando em parceria com a Secretaria de Fazenda para o ordenamento do comerciante de rua (ambulante).
- Mesmo diante deste momento de crise, não estamos medindo esforços para que a festa aconteça da melhor forma possível. Por isso, estamos viabilizando o evento com a união da Abcar e a iniciativa privada, além do apoio da prefeitura, de forma que tenhamos um carnaval onde a família, amigos e turistas possam vir e se divertir com segurança – disse João Willy, Secretário Executivo de Cultura e Patrimônio.

Fotos: Edinho Lima e Marlene Ponciano