Servidores municipais, representantes da Prefeitura de Angra e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra (Sinspmar) estiveram presentes nesta sexta-feira, dia 28, na cerimônia de inauguração do centro médico da Klini Saúde, empresa responsável pelo plano de saúde dos servidores, vencedora do chamamento público, conforme anunciado na semana passada pelo sindicato. A unidade fica na rua Ilha dos Coqueiros, bairro da Ribeira. A partir de segunda-feira, dia 1º de julho, o plano começa a valer, sendo uma conquista que atende a uma reivindicação antiga dos servidores.
O plano é resultado de negociação salarial feita na atual gestão da Prefeitura e do Sinspmar e vai beneficiar diretamente e de forma igualitária aproximadamente 9 mil pessoas, dentre servidores ativos, comissionados, aposentados e pensionistas. A abrangência do plano é estadual, com cobertura em Angra e também em outros municípios do Rio de Janeiro.
– Além de atender a um anseio antigo dos servidores, o plano é bom para o município, pois os servidores que não tinham plano de saúde e se socorriam na rede pública agora podem ir à rede particular, desafogando um pouco a rede pública. Então é uma conquista de todos nós – ressaltou Márcia Paiva, secretária municipal de Administração.
O benefício é sem nenhum custo para o servidor. Não há desconto em folha. O beneficiário precisa apenas baixar o aplicativo Klini pelo celular, a partir de segunda-feira, e começar a ter acesso aos serviços médicos, que incluem internação, cirurgia, consultas e exames laboratoriais. O aplicativo também pode ser baixado por QR Code, disponível na página de Instagram do Sinspmar ( @sinspmar ), juntamente com mais informações.
– A rede credenciada do plano está crescendo. Nesse primeiro momento, essa rede atende aos beneficiários titulares. Quanto aos dependentes, estão sendo estudadas formas para que eles sejam incluídos, não gratuitamente, como é para o titular, mas por um valor menor do que normalmente se paga em um plano individual – explicou Mauro Garcia, presidente do Sinspmar.
Servidores, sindicato e Prefeitura ressaltaram o caráter igualitário do plano, que beneficia a todos os trabalhadores, sem distinção. Uma das pessoas que destacou esse aspecto foi a professora aposentada Rosa Elena da Costa Souza.
– Alguns servidores podem pagar plano de saúde, e outros, não. Com esse plano, todos serão contemplados. Por isso é um grande avanço social a Prefeitura implementá-lo. Nossa expectativa é muito grande – disse a professora aposentada. Ela ainda acrescentou que, no seu caso, não precisará mais ir ao Rio para atendimentos médicos e exames, como costuma fazer.
Outro aspecto que foi ressaltado pelos servidores é o ganho salarial que o novo plano representa para aqueles que já pagam plano de saúde e que, a partir de agora, poderão deixar de pagar. No caso da professora Rosa Elena, o valor economizado chega a quase R$ 2 mil por mês. Além disso, os trabalhadores beneficiados destacaram que, com a chegada de uma nova empresa (a Klini) e o fortalecimento da concorrência no município, esperam que haja uma melhora em geral nos serviços de saúde da rede particular.