Concluído o curso Hortaliças e Medicinais

Encerramento ocorreu nessa segunda-feira, dia 4, com uma aula prática na sede Operacional Vereador Tarcísio Reis

Terça-Feira, 05/09/2023 | Secretaria de Administração .

Aprender a plantar, cuidar e colher: comida de verdade. Estes foram os objetivos do curso “Hortaliças e Medicinais”, oferecido pela Prefeitura de Angra dos Reis aos servidores públicos, ministrado por funcionários das secretarias de Administração; Agricultura, Aquicultura e Pesca; e Saúde, com o apoio da Escola de Gestão Pública Municipal (EGP). As aulas encerraram-se na segunda-feira, 4 de setembro, com uma oficina prática na Sede Operacional Vereador Tarcísio Reis, da secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca. O público foi composto por profissionais do Saae e secretaria de Esporte e Lazer, secretaria de Saúde e superintendência de Tecnologia de Informação.

O curso foi estruturado em quatro aulas, três teóricas e a última, prática. Foram duas aulas sobre cultivo orgânico, abrangendo conceitos como o pH (índice de acidez do solo), preparo de canteiros, sementeiras e compostagem (quando acontece a decomposição orgânica dos nutrientes), entre outros, com o trabalho do engenheiro agrônomo Jefferson Affonso, da secretaria de Agricultura. O diretor de Agricultura e Pecuária da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca afirmou que “devemos olhar para a horta como um ser vivo que é: ela precisa de cuidados, porque não se desenvolve sozinha”. Segundo ele, o foco da capacitação dos servidores foi o cultivo orgânico, ou seja, sem o uso de produtos industrializados conhecidos como “agrotóxicos”.

A terceira aula, ministrada pela nutricionista Maria Roberta Medeiros, foi denominada “Promoção da Alimentação Saudável por meio do Consumo de Comida de Verdade”, por meio da apresentação das características nutricionais das principais frutas conhecidas (laranja, acerola, abacate, goiaba, maçã, mamão, entre tantas), a sanitização (cuidados sanitários) de frutas, legumes e verduras. A instrutora, que é a responsável pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) da secretaria de Saúde, explicou também o conteúdo do Guia Alimentar do governo federal, editado pela primeira vez no ano de 2014. “A `Regra de Ouro´ é preferir sempre alimentos in natura ou minimamente processados (industrializados)”, informou Maria Roberta.

A oficina prática contou com os instrutores das aulas ministradas na sede da EGP e com orientação de Manoel Carlos Neto, coordenador técnico de Operações Agrícolas da secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca e de Yasmin Almeida, integrante do Projeto Agricultor Mirim. Eles também distribuíram sementes de couve, cebolinha e quiabo, entre várias que a secretaria de Agricultura disponibiliza para os moradores de Angra dos Reis. Ao final do curso os alunos fizeram uma confraternização com os instrutores.

A organização do curso “Hortaliças e Medicinais” foi feita por Alessandra Lemos, que é coordenadora de Qualidade de Vida do Servidor, setor do Departamento de Saúde Ocupacional da secretaria de Administração. As aulas aconteceram às terças-feiras, das 14h às 17h, na sede da EGP, com orientação prática na Sede Operacional Vereador Tarcísio Reis, espaço municipal situado perto da UPA Infantil Agda Maria.

Mais informações sobre os cursos e demais projetos da EGP podem ser obtidas pelo telefone 3365-4651, pelo e-mail egp.pmar@angra.rj.gov.br, ou na sede da Escola, localizada na rua da Conceição 244, Centro, no térreo do Edifício Parthenon.