A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Administração, informa que os problemas nas linhas e ramais telefônicos de diversos setores do serviço público municipal têm relação com a migração de sistemas utilizados pelas empresas terceirizadas contratadas. A Prefeitura está migrando de empresa, e a nova operadora utiliza um outro sistema mais moderno, via internet, sendo que as linhas não podem ser convertidas para o novo sistema de uma só vez. São necessários alguns dias para que os ramais voltem a funcionar integralmente dentro da normalidade.
A mudança de tecnologia, do analógico para acesso via internet, facilita manutenções futuras por não depender mais dos obsoletos cabos telefônicos, que inclusive costumam ser alvo de roubos.
A Prefeitura solicitou à empresa prioridade para ramais de setores mais requisitados pela população e/ou de atividades essenciais, como das áreas de saúde e assistência social. A administração municipal possui, atualmente, aproximadamente 550 linhas, sendo possível fazer a migração de no máximo 60 linhas por semana. A Prefeitura tem cobrado celeridade no processo e vem acompanhando o trabalho por meio da Secretaria de Administração.
A troca de empresa no serviço de telefonia se fez necessária porque a terceirizada anterior passou a operar somente com fibra ótica, o que não atenderia adequadamente todas as localidades do município e também resultou em deixar antigas linhas analógicas desligadas, levando a Prefeitura à busca de outra alternativa.