A Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, juntamente com a Secretaria de Educação, vem desenvolvendo em algumas escolas do município o projeto Agricultor Mirim. O cultivo de hortaliças envolve uma série de etapas, desde a escolha do material propagativo adaptado à região até o consumidor final, e tudo com a participação ativa das crianças que se envolvem no projeto em todas as etapas. A produção orgânica objetiva a utilização racional de insumos e recursos, o manejo integrado de produção e a não utilização de agroquímicos de forma geral. O projeto tem surtido efeito e vem colhendo bons resultados com essa iniciativa.
O projeto Agricultor Mirim visa a inserção do modo de cultivo orgânico, segurança alimentar e desenvolvimento da sustentabilidade nas unidades escolares do município de Angra dos Reis.
- Trabalhar nas escolas é muito gratificante, conseguimos trazer para elas todo o conceito de sustentabilidade e produção agrícola. Ver as crianças plantando e colhendo as sementes plantadas é muito bom, estamos cumprindo a nossa missão. Nossa ideia é formar aqui pequenos agricultores e que eles possam levar o conhecimento adquirido para os seus familiares. No período da colheita, as crianças podem levar as hortaliças que elas produziram direto para casa e serve de alimento nas refeições da escola – comentou Manoel Carlos Neto, coordenador técnico de Operações Agrícolas da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca.
O projeto tem como objetivo incentivar a sustentabilidade e a produção orgânica, e tem como parâmetro principal os ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável) da ONU. Dentre esses objetivos estão listados alguns, como: boa saúde e bem-estar, educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis e consumo e produção responsáveis. De forma pedagógica, a atividade busca inserir uma forma interdisciplinar de atuação, mesclando disciplinas escolares com atividades práticas, proporcionando, assim, um ambiente mais lúdico para o educando. O projeto também busca a aproximação da comunidade escolar com a produção agrícola, bem como a visão de produção e aquisição de alimentos. A implantação desses espaços visa oferecer uma autonomia para a comunidade escolar, fomentando a produção independente dela com acompanhamento técnico da Secretaria de Agricultura.
- No momento o projeto Agricultor Mirim está em 8 escolas, mas a ideia é que possa ser expandido para outras escolas do município ampliando e levando conhecimento para mais estudantes – ressaltou o Wagner Junqueira, secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca.