A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca, realizou na última semana uma grande ação de vacinação contra a raiva em eqüídeos, em Santa Rita 1. O trabalho foi feito a pedido de criadores rurais da localidade. Quarenta e cinco animais foram vacinados, sendo 42 cavalos, um potro e dois muares: machos e fêmeas, a partir dos três meses.
– É importantíssima a vacinação contra a raiva, pois trata-se de uma zoonose, ou seja, um tipo de doença que é transmitida de animais para seres humanos. Por isso é preciso que os criadores fiquem muito atentos. Os animais são como sentinelas: em uma situação em que muitos animais começam a ficar doentes, é porque logo alguma pessoa vai adoecer – explica a veterinária Luciana Borges de Oliveira, responsável pelas aplicações em Santa Rita 1, juntamente com o técnico em agropecuária da Secretaria de Agricultura.
A vacinação no bairro, entretanto, foi preventiva. Não há caso de raiva naqueles animais. “A vacinação é a forma de prevenção mais barata e eficaz”, afirma a veterinária, relembrando que houve caso de raiva humana em Angra em 2020 e que por isso o trabalho preventivo precisa ser constante. Além dos animais vacinados, a equipe disponibilizou mais doses a serem distribuídas entre os criadores locais, que serão aplicadas por pessoa habilitada no bairro.
Como parte do trabalho preventivo, a Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca de Angra, juntamente com a Secretaria de Agricultura do governo do estado, pretende incluir em suas próximas ações o treinamento de criadores para identificar doenças e aplicar doses de imunizantes. As aplicações só podem ser feitas por pessoas treinadas e habilitadas.
Os produtores interessados nas imunizações de seus rebanhos (brucelose, antirrábica, antiaftosa...) devem entrar em contato com a diretoria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura, pelos telefones 3377-6080 e 3377-5352. O setor funciona no calçadão Nelci Bittencourt Cabral, 189, B, Centro.