A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca, assinou hoje (23) um acordo de cooperação técnica com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro).
Esse acordo vai permitir ao município ter acesso a análises laboratoriais dos produtos de origem animal e vegetal. Também será importante para identificar o que está causando problema no desenvolvimento das vieiras no nosso município. Na parte agropecuária, envolverá o estudo do solo dos agricultores angrenses.
- Temos um plano de trabalho e esses benefícios trazidos com o fechamento deste acordo de cooperação técnica são fundamentais para o desenvolvimento do nosso setor, tanto da agricultura, quanto da aquicultura e pesca da nossa cidade – afirmou o secretário-executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca.
A assinatura do acordo aconteceu graças a uma indicação da deputada estadual de Angra, solicitando ao Governo do Estado providências necessárias para um termo de cooperação técnica com a Pesagro, objetivando a realização de análise na qualidade da água na Baía da Ilha Grande, na agricultura a fertilidade do solo e saúde animal em Angra.
- Precisamos fomentar a agricultura e aquicultura como geradora de emprego e renda. Desejo que Angra possa crescer na maricultura e agricultura – disse a deputada.
Dando prosseguimento ao encontro de hoje, na próxima semana, a equipe técnica da Prefeitura entrará em contato com a Pesagro para agendar uma reunião de trabalho, com o objetivo de traçar estratégias visando o desenvolvimento da cidade.
- É a nossa missão como uma empresa de pesquisa colocar os nossos técnicos e o nosso conhecimento à disposição da comunidade, do município, para juntos resolvermos, ou pelo menos enfrentarmos os nossos problemas, não só na pesca, mas também na agropecuária – frisou o presidente da Pesagro.
O prefeito de Angra exaltou a parceria com o Governo do Estado.
- É uma cooperação entre o Estado do Rio de Janeiro, com os técnicos e com a Prefeitura para que a gente possa melhorar a qualidade e a produção tanto na agricultura, quanto no pescado. Meu pai sempre falou que quando a pesca vai bem, a cidade está bem – destacou o prefeito.
Representantes da Propescar e da Associação dos Maricultores da Baía da Ilha Grande (Ambig) também participaram da reunião, que contou ainda com a presença dos secretários de Governo e Relações Institucionais e do de Desenvolvimento Econômico, além de três vereadores.