Abastecimento de água na Japuíba será normalizado

Com o trabalho do Saae, os moradores já estão recebendo água e a expectativa é de que em 36 horas a situação seja completamente normalizada

Terça-Feira, 17/03/2020 | Serviço Autônomo de Água e Esgoto .

As equipes do Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae) de Angra dos Reis estão em campo desde as primeiras horas desta terça-feira (17), realizando ações para que em poucas horas os moradores das Sapinhatubas 1 e 3, Monte Castelo, Belém, Ribeira, Gamboa do Belém, Ponta dos Ubás, Caieira, Nova Angra e Japuíba recebam, com normalidade, água em suas torneiras.

- Às 4h fizemos uma descarga para limpar a rede e, às 6h30, começamos o abastecimento. Hoje não vamos fazer manobra, para que todos os bairros sejam abastecidos. A água já começou a chegar para os moradores, mas a situação vai ser normalizada dentro de 36 horas – informa o presidente do Saae.

Segundo o Saae, o sistema de abastecimento da região da Japuíba é feito em dias alternados desde 2006. Sapinhatubas 1 e 3, Monte Castelo, Belém e Ribeira são abastecidos em um dia, enquanto Nova Angra e Japuíba em outro. Gamboa do Belém, Ponta dos Ubás e Caieira são abastecidos diariamente, devido a localização geográfica dos bairros.

- A água para todos esses clientes sai da barragem da Banqueta e, há 10 dias, estamos trabalhando em diversos rompimentos de rede: dois no Cabo Severino, causados pelas chuvas; dois sob uma residência, que foi um reparo de difícil acesso, com a necessidade de quebra de laje; e outro devido a ação de uma retro. As redes deveriam estar livres, mas estão em sua maior parte sob as casas, que foram construídas sem planejamento, o que dificulta a manutenção – destaca o presidente da autarquia, que também orienta a população a economizar água.

Saae treina funcionários para utilizar novo equipamento

Em breve, o Saae de Angra dos Reis contará com um equipamento moderno que detecta o vazamento de água sob o solo e vai garantir mais eficiência nos reparos necessários: o geofone.

- Nossa equipe vai começar a ser treinada hoje pra a utilização do geofone. Esse equipamento que adquirimos é de última geração e possibilita que o funcionário caminhe sobre o asfalto e verifique se está ocorrendo algum vazamento de água, por meio do barulho, identificando se está havendo pressão ou não – informa.

Secretarias relacionadas: SAAE