A Prefeitura de Angra, através do Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae) está implantando, a partir de janeiro de 2018 um novo sistema de leitura de hidrômetros e emissões de contas simultâneas de consumo de água. Chamado de “Contas Online”. O novo sistema tem como objetivo oferecer maior transparência, agilidade e qualidade nos serviços prestados à população. O evento de lançamento vai acontecer nesta quarta-feira, 10, às 9h30, no Salão Nobre da Prefeitura de Angra.
A inovação traz vantagens para o cliente que poderá acompanhar a leitura do hidrômetro no momento em que o serviço estiver sendo realizado e receber imediatamente a fatura impressa, evitando reclamações, tais como: demora na entrega da conta, extravios, valores incoerentes, entre outros.
Com o sistema de leitura e a impressão simultânea, o agente tarifário munido de um coletor de dados (Smartphone), que agrega alta tecnologia em hardware e software, chegará ao imóvel, registrará os números referentes à leitura do hidrômetro e, em seguida, fará a impressão da fatura por um sistema portátil (Impressora Térmica). Além da redução do tempo e da economia na ação de leitura e entrega de contas, com essa nova tecnologia o Saae/Angra passa a oferecer maior transparência na relação com os seus consumidores.
O serviço também vai permitir a identificação e o registro no sistema de qualquer irregularidade encontrada durante a leitura, com a possibilidade de registro de fotos, se for necessário. Esta operação será realizada por 11 agentes de tarifação, com leituras em 20 grupos que compõem todos os bairros atendidos pelo Saae, sendo o trabalho realizado por duas equipes em rotas pré-definidas.
O novo sistema é automatizado e vai eliminar o período de processamento das contas emitidas, uma vez que, no sistema atual a leitura é anotada em planilha pelo agente tarifário, para depois os dados serem digitados e revisados. Em seguida, são enviados a uma empresa terceirizada, em Ribeirão Preto (SP), a qual imprime as contas, para na sequência emitir para o Saae, que em seguida faz a distribuição das contas. Todo o processo leva em torno de 60 dias, portanto o processo de leitura e entrega das contas sempre está defasado com uma conta em atraso.
O Saae informa que com a migração do sistema, todos os consumidores vão receber duas contas no mês da implantação, uma impressa no modelo antigo e outra impressa online, porém os vencimentos das mesmas terão os intervalos respeitados, isto é, não são acumuladas e sim com vencimentos em seus meses distintos. E a partir do segundo mês, a entrega das contas passará a ser feita somente online e mensais. As dúvidas poderão ser esclarecidas com o próprio agente tarifário no momento da leitura, ou nas Regionais da autarquia:
• JAPUÍBA: Rua Francelino Alves de Lima, 98 - loja 2, Belém - Telefone: (24) 3368-4965
• FRADE: Travessa Vicente Alves Moreira, 63 - Telefone: (24) 3369-4446
• MAMBUCABA: Rua Mário das Graças Toledo, 204 - Telefone: (24) 3362-3779
• SERRA D‘ÁGUA: Av. Saturnino Braga, KM 7, s/nº - Telefone: (24) 3367-7250
• CAMORIM GRANDE: Rua Irmã Irene, s/nº - Telefone: (24) 3377-7064
• JACUECANGA: Av. dos Trabalhadores, s/nº (em frente ao CEDERJ) - Telefone: (24) 3361-8565
• MONSUABA: Rua Mário Natalino Jordão, s/nº - Telefone: (24) 3361-1225
• GARATUCAIA: Rua João Gomes, s/nº - Telefone: (24) 3368-2139
• ABRAÃO: Av. Nacib Monteiro de Queiroz - Telefone: (24) 3361-9990
• SEDE CENTRO: (24) 3377-6621, 3377-6551.
Ou por e-mail: saae@saaeangra.com.br