Devido ao período de estiagem, a Prefeitura de Angra, por intermédio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), sinaliza para que a população faça uso consciente da água, evitando o desperdício e fazendo reserva para evitar os transtornos decorrentes de uma possível escassez de abastecimento.
Como o volume dos mananciais está muito abaixo de sua capacidade, em meio a um período de pouca ou nenhuma chuva, a autarquia teme que o acumulado nos reservatórios de várias localidades do município não seja suficiente para atender à demanda local.
O Saae tenta minimizar os transtornos com algumas ações, como manobras alternadas para a distribuição de água dia sim, dia não; limpeza em barragens e reservatórios, para aumentar o volume acumulado; manutenção e vistoria constantes, para evitar vazamentos e desperdícios; dentre outras ações. Mas tudo isso não será suficiente se as condições climáticas não ajudarem e a população não cooperar fazendo a sua parte.
– Enquanto a chuva não chega, é importante a conscientização da população, pois vale lembrar que não basta um ou dois dias de chuva. É necessário um volume maior para que o sistema se recomponha. Por isso, pedimos a compreensão e colaboração da população, para evitar o desperdício, e a atenção para a questão da reserva pessoal nas casas e comércios, quanto à colocação de caixas d‘água e cisternas – alerta Marcos Mafort, presidente do Saae.