Na noite dessa quinta-feira, dia 11, a equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis (Saae), junto ao pessoal da Ampla, concluiu a ligação do novo transformador, que alimenta a elevatória da Banqueta. A partir das 2h de sexta, 12, todas as quatro bombas puderam ser ligadas, normalizando o abastecimento com capacidade de 100%, bombeando água para os reservatórios atendidos pelo sistema. Eles foram fechados para recuperar o nível e reaberto às 5h, para distribuição.
O transformador precisou ser substituído porque queimou na última terça-feira, 9, por volta das 14h30. A causa foi uma descarga elétrica na rede, provocada por um raio e que ocasionou também a troca dos para-raios da estação. Mesmo com toda a demanda do Carnaval, a diretoria não mediu esforços para contatar empresas que pudessem fazer a substituição o mais breve possível. O equipamento foi adquirido de uma empresa que o instalou no mesmo dia. O custo para o Saae foi de R$ 16 mil.
Devido ao problema na estação elevatória de água da Banqueta, com a queima do transformador, a equipe realizou algumas ações para minimizar o problema, enquanto o novo equipamento estava sendo providenciado para a instalação no local.
O presidente da autarquia, Marcos Mafort, agradeceu o empenho de todos envolvidos e, principalmente, aos diretores Elzádio Ferraz e Ilton dos Santos, aos gerentes Elias Gonçalves e André Porto, ao gerente de Iluminação Pública, Cláudio Erick, que ajudou a contatar empresas para a execução dos trabalhos, e à equipe da elétrica do Saae.
– Além de nosso pessoal, a parceria da Ampla e da Cedae foi fundamental para o sucesso da operação. A presteza da empresa em nos atender em tempo hábil e a celeridade dos trâmites burocráticos da prefeitura também nos proporcionou esta ação. Mais uma vez, pedimos à população desculpas e compreensão pelos possíveis transtornos causados – falou Marcos Mafort.
Com a elevatória funcionando, as manobras voltaram a ser normalizadas: dias pares, abre às 16h, para Nova Angra e Japuíba, e dias ímpares, às 16h, para Ribeira e Belém. Segundo o gerente das regionais, Elias Gonçalves, a população precisa ter um pouco de paciência, mas ele garante que neste final de semana todos os sistemas estarão normalizados.