Na manhã desta terça-feira, 29, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e o Condomínio do Bracuhy assinaram um Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de estabelecer uma parceria para a ampliação do sistema de distribuição e captação de água, bem como a reforma da estação elevatória de captação de água do rio Bracuhy, para atender cerca de 250 famílias do Bracuhy e parte da Itinga. Caberá à prefeitura entrar com maquinário e mão de obra para a realização dos serviços, e o condomínio fornecerá todo o material e equipamentos necessários, incluindo bombas e painéis de controle, o que proporcionará uma economia inicial em torno de R$ 250 mil aos cofres públicos. O prazo previsto para início das obras é a segunda quinzena de janeiro, com conclusão prevista em seis meses.
A parceria vem sendo discutida desde julho de 2015, quando começaram as conversas entre os membros da administração e do conselho do Condomínio Geral do Bracuhy e a prefeitura, por meio do Saae. Após a realização de estudo técnico e as especificações de materiais, concluída no final de novembro, ficou acordada a parceria.
Após levar o problema para o Executivo, tanto a prefeita Conceição Rabha quanto o vice Leandro Silva pediram empenho do presidente da autarquia para que houvesse todo esforço possível para melhorar o abastecimento no local. O condomínio aceitou fechar este acordo, entendendo que seria benefício para todos, inclusive para a própria rede, que sofria com ligações clandestinas.
– Na reunião, lembrei sobre o momento crítico de estiagem que estávamos passando, que não havia previsão de verbas para a aquisição de materiais para execução das obras e que estávamos procurando uma parceria. É uma grande satisfação um acordo para melhorar o abastecimento da localidade – disse o presidente do Saae, Marcos Mafort.
O novo sistema será de total responsabilidade do Saae e não causará interferência na rede do condomínio. Esta obra consiste em uma extensão de aproximadamente 3 mil metros de rede de distribuição de água, melhoria na Estação, substituição de duas bombas atuais, painéis de comando e melhoria da casa de bombas. Após a conclusão dos serviços, para atender melhor à nova demanda, a estação de água passará a funcionar 24 horas por dia.
O termo foi assinado pelo presidente Marcos Mafort e pelo Condomínio Geral do Bracuhy, por meio do Síndico Administrativo/Jurídico Mauro César de Almeida, na presença do Conselheiro Fiscal Dirceu Borin.