A equipe de plantão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Angra teve vários chamados durante todo o feriadão. Foram muitas intervenções de desobstrução de redes de água e também de esgoto, além de pequenos reparos e limpeza. Mas a semana iniciou com o abastecimento regularizado e sem pendências.
Na Japuíba, foram realizados dois reparos de rede de esgoto, nove desobstruções de rede de esgoto, dez reparos de rede de água, uma desobstrução de rede de água e duas desobstruções de hidrômetro. Foi feita ainda uma vistoria no condomínio cidadão UPA e na elevatória de água da Gamboa, onde se verificou que os disjuntores do painel de comando das bombas de água tinham desarmado, sendo restabelecido o funcionamento dos mesmos.
No Frade, um reparo de rede de água, uma desobstrução no ramal de água e doze desobstruções de rede de esgoto. Em Mambucaba, a equipe realizou uma desobstrução de rede de esgoto, três reparos de rede de água e uma desobstrução de hidrômetro.
Na regional de Monsuaba, três reparos de água, duas desobstruções de rede de esgoto, uma desobstrução de ramal de água, uma desobstrução de hidrômetro e a limpeza de crivo na barragem do Paiolzinho. Em Garatucaia, quatro reparos de rede de água e uma desobstrução de rede de água que abastece Caetés Mirim e Vila Caetés.
Na Ilha Grande, também houve atendimento. A equipe fez um reparo e duas desobstruções de rede de água, na Praia de Araçatiba, e uma desobstrução de rede de esgoto na Praia de Provetá. No Abraão, houve quatro desobstruções e um reparo de hidrômetro, um reparo em ramal de água, duas desobstruções de rede de esgoto e o desentupimento da bomba de uma elevatória de esgoto.
Em alguns pontos, principalmente na Japuíba, houve problema de abastecimento, devido a problemas técnicos, conforme explica o gerente Elias Gonçalves.
- O sistema foi desligado na sexta, 4, às 16h, por conta do horário sazonal, e religado 2h45, no dia 5, pois a água estava com a turbidez muito elevada. Às 11h, caíram as fases das bombas e o sistema foi desligado. O operador ligou para a Ampla [protocolo 666831] e a atendente deu previsão de retorno às 16h30. A energia retornou e o abastecimento começou a ser normalizado – explicou.