Nesta terça-feira, 29, a prefeitura de Angra dos Reis, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/AR) iniciará os procedimentos para a retirada de material sedimentado no fundo da barragem da Banqueta. Esta ação aumentará a capacidade de armazenamento, possibilitando amenizar os transtornos causados à população, que está sofrendo com a falta de abastecimento em alguns pontos da Grande Japuíba, devido ao baixíssimo volume de água no reservatório e a estiagem.
O serviço, que será iniciado ainda nesta semana, será executado com recursos e equipe próprios do Saae e da subsecretaria de Serviços Públicos. Com a intervenção, a capacidade de reservação da barragem será ampliada, o que trará benefícios para a população. Também será feita a manutenção do sistema de comportas e volantes e a troca das telas que protegem o sistema. A barragem pertence à Cedae e abastece toda a região central e a Grande Japuíba.
O presidente da autarquia Marcos Mafort, continua pedindo a compreensão da população para evitar desperdício.
- Estamos muito empenhados em buscar soluções para os problemas decorrentes da estiagem, que está prejudicando o abastecimento de todo município. Estou em contato direto com a prefeita Conceição Rabha e não medimos esforços para amenizar a situação que o município está passando. Sentimos na pele, pois nossas casas também ficam sem água, como a de qualquer cidadão - completou Mafort.