No dia 21 de agosto, a Prefeitura de Angra publicou no Boletim Oficial o decreto municipal n° 9.793/2015, que torna obrigatório que condomínios, comércios e indústrias (usuários ou consumidores de água fornecida pelo Saae), cuja cobrança seja por estimativa, adquiram hidrômetro e respectivo material hidráulico para sua instalação no prazo de 60 (sessenta dias), ou seja, até o dia 21 de outubro. Após esta data, o não cumprimento está sujeito a penalidades, como notificação, multa e corte.
Os usuários devem procurar a autarquia, dentro deste prazo, munidos de documento fiscal referente à compra do hidrômetro e do material para o seu cavalete. Neste momento, fica dispensada a construção do abrigo. O Saae fará o agendamento, pois o serviço de instalação só poderá ser executado por pessoas autorizadas.
Hoje, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis (Saae) tem cadastrado um total de 35.944 ligações ativas no município, sendo 12.489 com hidrômetro e 23.455 sem hidrometração, o que corresponde a 65% do total desses usuários. Na categoria comercial, há 2.932 cadastros, e, na industrial, 24 cadastrados, sendo que na primeira apenas 57% têm hidrômetro, e, na segunda, 67%. A regularização em 100% dessas classes aumentará em mais de 1.200 novos contribuintes, que passarão a pagar corretamente pelo uso da água em seus estabelecimentos.
- A principal meta é fazer com que o consumidor/usuário reveja o uso da água, pois a partir de agora ele estará pagando pelo que consome. Com isso, tenho certeza que teremos maior conscientização e economia deste bem precioso, principalmente nos períodos críticos de estiagem e alta temporada - alerta o presidente do Saae, Marcos Mafort.
A prefeitura, através do Saae, alerta para que comércio, Indústria e condomínios procurem a sede ou a regional mais próxima, tirem suas dúvidas e agendem sua instalação o mais rápido possível, evitando transtornos. Mais informação pelo telefone 3377-6551 ou 3377-6621.