A Prefeitura de Angra, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), finalizou a obra de ampliação e reforma do reservatório do Camorim Pequeno, que abastece o bairro. Todo o serviço, realizado em dois meses e meio, utilizou mão de obra e recursos próprios do Saae.
A reforma, que era uma reivindicação antiga da população e foi prometida para iniciar após a conclusão da obra do Camorim, vai minimizar os transtornos durante períodos de estiagem. Segundo o presidente do Saae, Marcos da Silva Mafort, mesmo com a ampliação da barragem, a população precisa fazer sua parte com o uso responsável da água, pois o período de estiagem está mais prolongado.
- Só as obras de melhorias da barragem não vão suprir a necessidade dos moradores. Cada casa precisa ter sua reserva, para que essa distribuição ocorra de forma ordenada. E o mais importante: os moradores devem evitar o desperdício - explicou Mafort.
A barragem foi aumentada de 120 mil para 180 mil litros. A vazão passou para 20,5 mil litros/hora, em uma rede com adutora de 85mm. Além disso, o Saae construiu uma nova caixa retentora de areia, o que facilitará a descarga do material pesado conduzido pela água, que antes era feita manualmente. O vice-prefeito Leandro Silva acompanhou todo o processo.
- Em resposta a uma das reivindicações da comunidade local, feita em dezembro de 2011, esta é uma das medidas para aumentar a oferta de água para o Camorim Pequeno, assim como aumentamos no Camorim, Garatucaia e outros bairros do município - afirmou o vice-prefeito, lembrando que, apesar de o governo municipal trabalhar para ampliar o abastecimento, a economia de água é sempre fundamental.