Leandro Silva se reúne com Cedae

Associação de Moradores do Morro da Glória II pede construção de novo reservatório

Quarta-Feira, 08/07/2015 | Serviço Autônomo de Água e Esgoto .

O vice-prefeito Leandro Silva esteve na manhã desta terça-feira, 7, em uma reunião com o coordenador da Cedae de Angra dos Reis, Mauro Coutinho, acompanhado pela diretoria da Associação de Moradores do Morro da Glória II. O encontro serviu para dar encaminhamentos às reivindicações da comunidade a respeito do precário abastecimento de água e da necessidade de ampliação ou construção de um novo reservatório para atender melhor a comunidade.

Segundo o presidente da associação, Fabiano Gustavo, as principais reclamações na comunidade são referentes à falta de água, já que o reservatório existente, de 15 mil litros, foi construído há mais de trinta anos, para servir a um número pequeno de famílias. Outro problema que piora a situação é a constante queima da bomba, que trabalha 24 horas por dia para mandar água aos moradores.

- Sabemos que a estrutura está prejudicada pelo tempo e pelo crescimento da população, mas não podemos mais ficar sem uma solução para nosso abastecimento. Muitos moradores também procuram a associação para pedir ajuda com protocolos de reclamação, que levam mais de dois meses para ser atendidos ou mesmo respondidos pela Cedae - disse Fabiano

Mauro Coutinho explicou que o problema de Angra dos Reis só será resolvido com soluções macro, pois não adianta fazer apenas pequenas intervenções que não resolverão os problemas das comunidades como um todo. Para o coordenador, o crescimento desordenado da população vem agravando a cada ano a situação do saneamento no município. Mas ele afirmou que já está programado um serviço de limpeza e manutenção do reservatório existente na Glória II. Quanto aos protocolos, Coutinho disse que as respostas são dadas de acordo com a procura do requerente e ele garante que as solicitações são encaminhadas tão logo chegam ao conhecimento da Cedae.

- Enquanto não fizermos grandes investimentos, que dependem da assinatura do convênio Saae/Cedae, continuaremos apenas com as manutenções e serviços habituais. Mas podem contar comigo para tentar, junto ao presidente da empresa, uma atenção especial para este caso. Outro assunto é que nós não temos um serviço de retorno ao requerente, mas se ele procurar a Cedae, pessoalmente ou por telefone, a resposta está no sistema e será passada - garantiu Mauro.

O vice-prefeito reafirmou que a prefeitura está empenhada em ajudar a solucionar a questão do abastecimento de água do Morro da Glória II. Mas, para que isso aconteça, a Cedae deve tomar algumas providências e encaminhar algumas ações, já que os morros da cidade são de responsabilidade da empresa. Leandro Silva lembrou que o Saae tem sido grande parceiro, tem ajudado muito e continuará à disposição para atender melhor aos munícipes.

- O papel da prefeitura é solucionar ou dar encaminhamentos às demandas da comunidade. Por isso estou acompanhando a associação nesta conversa com a Cedae. É dela a responsabilidade de cobrar do estado o que for de direito para melhorar a qualidade de vida do meu município - afirmou Leandro Silva.

Ao final da reunião, ficou marcada uma agenda técnica da Cedae, junto com a associação, ao Morro da Glória II, ainda durante a semana. O vice-prefeito Leandro Silva enviará um novo ofício para o presidente da Cedae, no Rio de Janeiro, com pedido de construção de um novo reservatório com maior capacidade para atender a comunidade.

Secretarias relacionadas: SAAE