Na manhã desta segunda-feira, 6, a diretoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis (Saae) realizou uma reunião com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Valter Nei Santos Ornellas, para estreitar laços entre as entidades. A conversa ficou em torno da pouca participação do empresariado local nas licitações realizadas pela autarquia.
Valter Ornellas ouviu do presidente Marcos Mafort e dos diretores Elzádio Ferraz e Ilton dos Santos sobre a importância do comércio local e de sua valorização. A autarquia tem um grande volume de compras, serviços e manutenção. No entanto, são empresas de outros municípios que ganham os contratos.
O artigo quinto da lei federal 8.666/93 preconiza que “as normas de licitações e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei“. O dispositivo legal foi lembrado como incentivo para a participação do empresariado local nas concorrências.
- Acho muito importante essa preocupação do setor público e prometo repassar esta orientação do Saae aos empresários da CDL. Tenho certeza que estaremos mais presentes nas próximas concorrências, depois desta reunião - encerrou Ornellas.
A diretoria do Saae espera que haja maior participação de comerciantes locais nas próximas oportunidades de concorrência, com o objetivo de fomentar a economia municipal. O presidente da autarquia se colocou à disposição para esclarecimentos de quaisquer dúvidas dos empresários que queiram participar, mas não saibam como.
- Ficamos preocupados e tristes em ver que em algumas licitações não há concorrentes angrense, mesmo conhecendo empresas da cidade que poderiam estar participando. Temos que assinar contratos e ver os recursos de Angra indo para outros municípios e até estados. O Saae espera que essa situação mude - afirma Mafort.